Tudo sobre o dente e suas principais estruturas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra aqui como são as estruturas e a anatomia do seu dente

Por mais que seja pequeno quando comparado com outras partes do corpo humano, o dente talvez seja uma das estruturas mais importantes e valiosas que possuímos.

É com o dente que conseguimos realizar nossa alimentação e, consequentemente obter energia para realizar as mais diversas atividades presentes em nosso cotidiano.

O dente é uma estrutura localizada na boca que tem como características ser rígida, saliente e esbranquiçada. É originada no maxilar e na mandíbula (ou arcada dentária no ser humano) de muitos vertebrados.

É responsável por cortar, prender e triturar os alimentos. Alternativamente, os dentes são utilizados por muitos animais como instrumentos de autodefesa ou de ataque. Em um ser humano adulto, o normal é que existam 32 dentes.

Anatomia dos dentes

A anatomia dos dentes é basicamente constituída por 3 partes, sendo elas a raiz, a coroa e o colo.

  1. Raiz – essa parte do dente fica presa aos osso do rosto, como o maxilar e a mandíbula. A raiz constitui geralmente dois terços do dente.
  2. Coroa – é a parte mais visível do dente. O formato da coroa é o que define a função dos dentes. Por exemplo, dentes mais afiados servem para cortar, enquanto os mais planos trituram os alimentos.
  3. Colo – essa parte fica localizada entre a raiz e a coroa do dente. Trata-se da linha de junção dos dentes e da gengiva. É uma área bastante sensível. Sem a escovação e uso adequado do fio dental, pode ocorrer a formação da placa e o tártaro, o que causa gengivite e outros males.

Estrutura do dente

A estrutura também é formada por 3 partes. Imagine realizar um corte vertical em um dente, as estruturas que você encontraria seriam:

  1. Esmalte – formado por sais de cálcio, o esmalte é o tecido mais rígido e mineralização do dente e de todo o corpo humano. É a camada mais externa da superfície dentária.
  2. Dentina – camada dentária situada abaixo do esmalte. É uma substância dura e sensível, contém sais de cálcio e envolve a polpa do dente.
  3. Polpa – é a parte central do dente formada por um tecido mole. É nessa região que se encontram o nervo e os vasos sanguíneos

Nossa boca possui dois arcos dentais, cada um com 16 dentes. Eles são distribuídos em quatro dentes incisivos, dois caninos, quatro pré-molares e seis molares.

Como dito anteriormente, dependendo do seu formato, é atribuída uma função para cada tipo de dente:

  1. Incisivos – dentes frontais e afiados que cortam os alimentos.
  2. Caninos – também chamados de presas, são dentes pontiagudos que rasgam e perfuram os alimentos.
  3. Pré-molares – esse dente possui duas pontas ou como são chamadas, cúspides. Elas possuem a função de esmagar e moer os alimentos.
  4. Molares – esse dente também possui a função de esmagar e moer os alimentos, mas tem um número maior cúspides na superfície da mordida.

A boca é uma parte pequena de nossa anatomia geral, porém está repleta de dentes. Cada dente realiza sua função, e todos eles trabalham juntos para ajudá-lo a comer, beber, falar e ter um sorriso bonito.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!