Cuide da polpa dentária para manter a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira a importância da polpa dentária para a sua saúde

Quando pensamos no nossos dentes, nunca percebemos da dimensão deles. Você, por exemplo, sabe que o dente tem uma anatomia específica? Pois é, ele é formado pela coroa, raiz, esmalte, dentina e pela polpa dentária.

Todos os nossos 32 dentes têm a presença da polpa dentária na sua síntese. Ela é responsável por funções específicas que mantém a saúde bucal da pessoa.

A polpa dentária é o tecido no qual os vasos sanguíneos, fibras e nervos do dente passam dentro da boca.

A área da odontologia que estuda e analisa a polpa dental é a Endodontia.

Quais as funções da polpa

A polpa é a estrutura interna do dente. Por isso, ela tem papel importante no nosso organismo.

Suas funções são:

  • Função Formativa: a polpa faz parte da formação do dente na cavidade bucal;
  • Função nutritiva: ela fornece nutrientes importantes para manter a vitalidade do dente;
  • Função defensiva: ela reage a corpos estranhos dentro do organismo dental;
  • Função sensitiva: ela é sensível a estímulos e transmite as sensações para o cérebro; e
  • Função reguladora: como os vasos sanguíneos passam por ela, ela controla o fluxo de sangue na região.

Alterações na polpa

Como qualquer outra parte da cavidade bucal, a polpa dental também pode sofrer alterações negativas.

Algumas vezes, a estrutura interna dos dentes pode inflamar e até infeccionar. As razões que levam a inflamação ou infecção são: cárie, pulpite e traumas no tecido pulpar.

Assim, é necessário ir a um dentista de confiança e fazer um tratamento.

Um dos procedimentos é o canal no dente. Ele tenta recuperar a parte afetada da polpa. Assim, o processo consiste em abrir o dente, retirar bactérias e reparar a área afetada.

Com isso, o canal dentário e a parte interna podem ser recuperadas.

Quando a polpa está muito afetada e não pode ser recuperada, o profissional precisa fazer uma pulpectomia no paciente. Esse tratamento consiste em retirar totalmente a parte interna.

Nesse caso, depois da remoção é colocada uma restauração no local.

Quais cuidados devo tomar com a higiene?

Você precisa tomar cuidados especiais com a higiene oral. Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros relacionados a polpa.

Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não é necessário passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Com uma saúde bucal em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável. Assim, a sua polpa dentária estará sempre perfeita.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.