Funções dos molares na anatomia da boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Perder um dente molar representa um risco para a saúde bucal

Cada dente presente na nossa arcada dentária possui uma função específica relacionada à mastigação. Assim, tanto caninos, quanto os molares ou os incisivos são essenciais para nossa alimentação.

Estruturalmente, nossa arcada dentária é bem parecida com a de certos animais. Por isso, os molares também podem ser encontrados na boca de outros mamíferos.

Molares são os dentes localizados na parte posterior da mandíbula. Isso significa que eles estão no fundo da boca. São considerados os dentes mais complexos entre todos os presentes na arcada dentária.

O dente molar é caracterizado pela grande quantidade de sulcos e saliências em sua superfície, além da presença de cúspides (pontas).

Os dentes molares podem ser divididos em:

  • Pré-molares;
  • Primeiros molares;
  • Segundos molares;
  • Terceiros molares.

Função do molar

Triturar e moer os alimentos é a principal função do dente molar.

Além disso, esses são os primeiros dentes permanentes a nascerem na arcada dentária. Dessa maneira, eles se tornam essenciais no processo de oclusão.

Oclusão é o encaixe entre os dentes superiores e os dentes inferiores.

Assim, o molar serve como uma espécie de guia para a erupção de todos os outros dentes.

Possíveis problemas dos molares

Em geral, a erupção dos primeiros e segundos dentes molares passa desapercebida, por acontecer muito cedo.

Os maiores problemas com esses dentes estão relacionados à erupção dos terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso.

O siso é o último dente a nascer em nossa arcada dentária, surgindo geralmente entre os 12 e os 20 anos.

Esse aparecimento tardio pode provocar dores, uma vez que, em alguns casos, a arcada dentária não apresenta espaço para comportar novos dentes.

A solução mais comum para esse tipo de situação é a extração dos dentes. A retirada de um dente siso não gera grandes efeitos negativos para saúde bucal do paciente.

A cirurgia é simples e necessária. O dente mal erupcionado pode danificar e mover outros dentes ao redor, causando até problemas infecciosos graves, como casos de abscesso dentário.

Graças à sua posição no fundo da boca, o acesso para realizar a higienização do molar é dificultada.

Além disso, esses dentes são mais vulneráveis ao acúmulo de bactérias e restos de alimentos por causa de sua estrutura acidentada.

Desse modo, esses dentes são mais vulneráveis ao desenvolvimento de doenças orais geradas por alguma infecção, sendo a mais comum delas a cárie dentária.

Caso não seja tratada de forma correta, essa infecção afeta outras camadas do dente e deixa de ser superficial, podendo ocasionar até mesmo a perda dentária.

Perder um dente molar é extremamente perigoso . Isso porque causa problemas de mastigação e, posteriormente, problemas de oclusão, prejudicando a anatomia da boca.

Essa situação também apresenta o risco de gerar o desalinhamento e o afastamento de alguns dos dentes.

Por isso, é importante que o molar não seja ignorado durante a escovação e a limpeza dos dentes, recebendo atenção especial.

Quais são os dentes anteriores?

Os dentes anteriores são aqueles que estão na dianteira da arcada dentária e têm como função cortar os alimentos.

Quantos molares temos?

Ao todo, possuímos em nossa boca 8 pré-molares e 12 dentes molares. Estão inclusos nessa conta os 4 dentes do siso, que tendem a nascer posteriormente e podem ser causa de dor e desconforto.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.