Ácido acetilsalicílico: vantagens e desvantagens na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com um nome popular muito conhecido, é um dos inibidores de dor mais procurados

Conhecido popularmente por aspirina, o ácido acetilsalicílico é um fármaco da família dos salicilatos. Um remédio analgésico e anti-inflamatório.

Com um preço consideravelmente acessível, o ácido acetilsalicílico é fácil de ser comprado e muito procurado por todos. Porém, é preciso tomar cuidado cuidado com a automedicação.

Ácido Acetilsalicílico é utilizado como medicamento para o alívio de dores leves e moderadas, além do alivio da dor e febre como sintomas de gripes e resfriados, sendo de uso adulto e pediátrico.

O Ácido Acetilsalicílico e a Odontologia

Existem diversos estudos feitos que indicam que o uso constante e excessivo desse medicamento traz riscos à saúde bucal. Porém, há casos em que é efetivo o uso do AAS no tratamento odontológico.

O principal diagnóstico é de que o ácido pode contribuir para a erosão dentária. Principalmente em pacientes que fazem seu uso em pó, ao invés de comprimidos, por exemplo.

Nesses casos, a superfície oclusal dos molares e pré-molares inferiores apresentam severa erosão, assim como os dentes anteriores inferiores no lado voltado para a língua.

Crianças que sofrem de artrite reumatoide costumam apresentar erosão nos molares primários e nos permanentes.

No entanto, o dano só é causado pelas que mastigam o medicamento, se engolido o comprimido sem atrito com os dentes, nenhum problema é apresentado.

Dessa forma, fica claro que a erosão é causada pela mastigação ou excesso de contato das substâncias presentes no comprimido, com os dentes.

Dependendo de como é ingerido, o remédio causa ainda irritação nos tecidos moles da boca. Por isso, é importante consultar um profissional da odontologia caso haja recomendação do uso de ácido acetilsalicílico.

Como Usar o Ácido Acetilsalicílico?

Para que complicações ocorram no uso desse medicamento, o ideal é ingeri-lo:

  • Após as refeições ou com um pouco de leite (uma base para evitar queimações);
  • Não ingerir juntamente com bebidas alcoólicas;
  • Manter um intervalo de no mínimo 4h entre cada dose;
  • Não ultrapassar as doses estabelecidas;
  • Respeitar a duração não interrompendo o tratamento sem orientação médica.

Contraindicações do Ácido Acetilsalicílico

Embora seja um medicamento popular, é preciso tomar cuidado com algumas contraindicações:

  • Evitar o medicamento em casos de alergia a qualquer substância contida no remédio;
  • Pacientes com tendências de sangramento (diátese hemorrágica);
  • Casos de úlcera no estomago ou intestino;
  • Histórico de crise asmática causada por salicilatos ou substâncias semelhantes;
  • Último trimestre de gravidez.

Benefícios do Ácido Acetilsalicílico na Odontologia

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, cientistas já indicaram que o uso desse medicamento pode regenerar dentes após cárie.

Por ser ainda um medicamento disponível e de fácil acesso no mercado, pode facilitar o desenvolvimento dos tratamentos. Por isso, pode ainda resultar em uma economia para os sistemas de saúde pública.

Quando aplicado em uma região com ferimentos, o ácido acetilsalicílico auxilia células-tronco a formatem um novo osso.

Dessa forma, sua composição reduz a concentração de citocinas, substância responsável por impedir essa nova formação. Importante frisar que esse uso ainda não foi aprovado ou é regulamentado.

Ainda assim, como qualquer outro medicamento, antes de usar o ácido acetilsalicílico, o recomendado é procurar sempre a orientação de um profissional e evitar a automedicação.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.