Quais os riscos da automedicação para sua saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Quando a automedicação se torna um hábito pode causar diversos problemas

Quando sentimos algum incômodo ou dorzinha, logo apelamos para algum medicamento não é mesmo? A automedicação é bastante comum no Brasil e no mundo.

Mas a verdade é que muita gente faz o uso indiscriminado de certos remédios, sem ao menos saber os perigos que a automedicação pode trazer.

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas. O objetivo é tentar curar anomalias sem que exista uma avaliação prévia do profissional da saúde, seja ele um médico ou dentista.

Muitos possuem uma espécie de farmácia particular em casa, com diversos remédios sem tarja que são usados para lidar com os contratempos do dia a dia. Mas a automedicação se torna um problema quando vira rotina.

Consequências da automedicação

Aqui iremos falar sobre alguns perigos da automedicação. O consumo de medicamentos sem prescrição profissional pode angariar diversos problemas, mas talvez o principal deles seja a intoxicação.

Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios estão entre os principais responsáveis pelo surgimento desse quadro nos pacientes.

Muitas pessoas ainda deixam de ler a bula, ingerindo os remédios sem ao menos saber do que são compostos. Assim, algumas substâncias podem causar alergias no usuário.

Em alguns casos, essas reações alérgicas são bastante agressivas, causando até mesmo a morte.

Além disso, o consumo de medicamentos sem prescrição pode trazer uma falsa sensação de melhora do sintoma ao indivíduo, apenas mascarando a doença e ocasionando um agravamento do caso.

Com isso, o diagnóstico realizado pelos profissionais da área é dificultado e, consequentemente fica mais difícil resolver o problema do paciente.

O uso abusivo de determinada substância faz com que haja aumento de resistência dos micro-organismos, o que tende a comprometer a eficácia do tratamento.

Por fim, e não menos importante, iremos falar sobre a mistura de certas medicações.  Esse também é um gravíssimo problema. Alguns remédios podem anular o efeito de outros, porém muitas pessoas não sabem disso.

Assim, ao realizar certas combinações inadequadas, as substâncias podem não proporcionar o efeito desejado, o que deixa os problemas cada vez maiores.

Evitando intoxicações

As intoxicações por medicamento ocorrem principalmente pelo uso acidental, sendo mais frequentes em crianças. Por isso, os pais ou responsáveis devem ter muito cuidado com o local onde armazenam os medicamentos.

Para evitar a ingestão acidental de medicamentos, não os deixe soltos em gavetas, dentro de vasos, potes, objetos de decoração ou de qualquer outra forma que permita o acesso de animais domésticos, crianças ou idosos.

Além disso, quando o armazenamento é inadequado, o medicamento pode perder sua eficácia ou adquirir outro efeito.

Isso acontece pois a exposição a altas temperaturas ou a umidade modifica as propriedades originais da medicação.

Antes de consumir, o ideal é que você se atente a data de validade do produto para não utilizar alimentos vencidos.

A automedicação, de qualquer forma, alimentam uma crença errada de que os comprimidos podem resolver todos os nossos problemas, fazendo com que usemos remédios de forma errada e em momentos desnecessários. Por isso, consulte sempre um profissional antes de consumir qualquer remédio.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!