Como um profissional da saúde, o cirurgião-dentista deve estar preparado para reagir a casos de emergência dentro do consultório odontológico. O engasgo, por exemplo, pode ser uma situação delicada, já que pode causar asfixiamento. Assim, conhecer manobras de primeiros socorros, como a Manobra de Heimlich, pode ser essencial para esse profissional.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás, entre os anos de 2006 e 2015, foram registradas dezessete mortes dentro de consultórios odontológicos, sendo algumas das causas a hipertensão, a hemorragia e a alergia. Dados como esse comprovam e reforçam a necessidade do profissional da odontologia conhecer manobras de primeiros socorros como a Manobra de Heimlich.
Importante em primeiros socorros, a Manobra de Heimlich é um método de desobstrução das vias aéreas por razão de engasgo. Esse método induz uma tosse artificial, por meio de pressão realizada com as mãos sobre o diafragma, capaz de expelir o objeto da traqueia do indivíduo.
Conhecida como o melhor método pré-hospitalar para essa função, a Manobra de Heimlich foi descrita pelo médico Henry Heimlich em 1974. Essa manobra pode ser realizada pela própria pessoa engasgada ou por um terceiro, podendo ser decisiva a favor da vida de um indivíduo.
Engasgo no consultório odontológico
O engasgo provocado pela obstrução das vias aéreas por corpo estranho ou OVACE é considerado uma emergência médica. Quando a própria tosse não é capaz de expulsar esse elemento, podem ocorrer complicações, como a asfixia que, por sua vez, pode levar à semi-inconsciência, inconsciência e até a morte.
O engasgo no consultório odontológico pode ser considerado muito comum. Estudos da West Virginia, nos Estados Unidos, mostram que o engasgo e a ansiedade podem ter uma ligação muito forte. A ansiedade, por sua vez, pode ser provocada quando o paciente possui algum tipo de medo.
Esse medo está relacionado, por exemplo, a tratamentos odontológicos, como cirurgias, extração dental e fobia de dentistas.
Segundo o estudo, levando em consideração um total de 487 pacientes, 50% afirmaram ter engasgado ao menos uma vez durante a consulta odontológica e cerca de 7,8% afirmaram que sempre ou praticamente sempre engasgam durante a consulta.
Além do medo, outras causas podem levar ao engasgo durante a consulta odontológica, como a utilização do sugador de saliva ou até mesmo por causa da própria saliva, quando o equipamento não é utilizado.
Entretanto, o paciente pode sofrer um engasgo, mesmo que esse não tenha nenhuma relação com o contexto da consulta odontológica, mas ocorra dentro do consultório.
Outras causas que podem levar ao engasgo incluem:
- Lesão na mucosa da faringe;
- Apneia obstrutiva do sono;
- Disfagia;
- Sequelas de acidentes vasculares troncocerebrais.
Desta forma, o profissional da odontologia deve se atentar e se inteirar a respeito de manobras de primeiros socorros, pois, assim, será capaz de agir em casos de emergência e evitá-los.
Confira agora como realizar a Manobra de Heimlich para desobstrução das vias aéreas:
Como realizar a Manobra de Heimlich
Existem maneiras diferentes de aplicar a Manobra de Heimlich em um indivíduo. As formas variam de acordo com fatores como idade e condição da pessoa engasgada. A seguir, detalharemos como utilizar essa manobra de acordo com cada caso.
Primeiramente, antes de realizar a Manobra de Heimlich, se o dentista detectar que o paciente não consegue respirar corretamente, deve pedir para que o paciente tussa com bastante força. Em seguida, deve efetuar cinco pancadas secas com a base de uma mão nas costas do paciente.
Caso essa manobra de primeiros socorros não ofereça solução ao quadro do paciente, o dentista deve se preparar para aplicar a Manobra de Heimlich.
Paciente em pé
Se o paciente estiver acordado e em pé, a Manobra de Heimlich deve ser aplicada da seguinte maneira:
- Ficar por trás do paciente;
- Colocar uma de suas pernas entre as pernas do paciente com o intuito de servir de suporte caso ele venha a desmaiar;
- Envolver os braços em volta da cintura do paciente;
- Fechar a mão dominante em forma de punho usando o lado onde está localizado o polegar contra o paciente;
- O punho deve ser colocado contra o abdômen, entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifóide;
- Utilizando a outra mão, o dentista deve envolver a mão fechada, realizando pressão sobre o abdômen do paciente;
- O movimento de pressão efetuado sobre o abdômen deve ser realizado de forma a rápida, empurrando para cima e para dentro. Esse movimento comprimirá a parte superior do abdômen com a base do pulmão, expulsando, assim, o ar e movimento o objeto estranho;
- A manobra deve ser realizada por pelo menos cinco vezes, mantendo uma pressão constante e firme, de modo que consiga movimentar o objeto estranho.
Contudo, se a região a ser pressionada for de difícil acesso, como em casos de gestantes e obesos, pode-se realizar a manobra sobre o tórax como alternativa.
Em caso do paciente engasgado ser uma criança, o dentista deve se posicionar ajoelhado, no nível dos pés da criança, para então prosseguir com os passos.
Alguns casos mais complicados podem levar o paciente ao desmaio antes mesmo de ocorrer a desobstrução. Se isso ocorrer, o movimento deve ser interrompido e a manobra deve ser adaptada para a pessoa desmaiada.
Paciente deitado ou desacordado
Se o paciente chegar a desmaiar ou engasgar quando estiver deitado, a Manobra de Heimlich é aplica de um modo diferente. Veja a seguir:
- Dispor o paciente em decúbito dorsal, ou seja, com as costas virada para o chão;
- Instalar-se ajoelhado por cima da coxa do paciente ou posicionar-se lateralmente a ela;
- Pôr a segunda mão por sobre a primeira;
- Realizar a compressão abdominal;
- Verificar se o objeto estranho foi expelido
Caso não haja resposta do paciente, a Manobra de Heimlich deve ser imediatamente abandonada e a ajuda médica especializada deve ser prontamente chamada, começando em seguida a massagem cardíaca de suporte básico de vida.
A pressão da massagem cardíaca pode ser também uma maneira de levar à saída do objeto estranho causador da obstrução, ao passo que mantém a circulação do sangue no corpo.
A Manobra de Heimlich pode ser um procedimento decisivo na vida de um paciente em um quadro de emergência. Portanto, saber essa e outras manobras de primeiro socorros é essencial ao profissional da odontologia.