Emergências médicas exigem preparo do cirurgião-dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como as emergências médicas se relacionam com a área da odontologia

Na rotina dos profissionais da área da odontologia, apesar de não serem tão frequentes, podem surgir emergências médicas.

É preciso que os diferentes cirurgiões-dentistas estejam treinados e saibam lidar com os momentos de emergências médicas.

Emergências médicas são situações que comprometem ou que põem em risco a vida das pessoas. Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre emergências médicas em odontologia.

Vamos começar?

Emergências Médicas no Consultório Odontológico

Fizemos uma lista com as principais emergências médicas em consultório odontológico para você entender mais sobre o assunto. Confira!

Convulsão

A convulsão é uma contração excessiva e involuntária que pode acometer parte do corpo ou ele como um todo. Assim, esse distúrbio temporário afeta as funções do cérebro devido a um aumento na atividade elétrica.

Os principais sintomas são:

  • Perda de consciência e, posteriormente, confusão mental;
  • Mudança repentina de humor;
  • Babar ou espumar pela boca;
  • Perder o controle motor e cair ao chão;
  • Sensação de gosto estranho na boca;
  • Cerrar os dentes e morder a língua;
  • Movimentar os olhos de forma rápida;
  • Fazer ruídos estranhos, como grunhidos; e
  • Perder o controle das funções corporais realizadas pela bexiga ou pelo intestino.

Desmaio

O desmaio corresponde à perda súbita da consciência e da força física. Os sintomas principais são:

  • Suor frio;
  • Palidez;
  • Vertigem; e
  • Síncope.

Lipotimia

A lipotimia é a perda das forças físicas, mas não há a perda da consciência. Os sintomas principais são:

  • Suor frio;
  • Palidez;
  • Vertigem;
  • Sensação de desmaio; e
  • Zumbidos.

Alergia grave a medicamentos

É uma reação do nosso sistema imunológico quando estamos expostos à substâncias que nos prejudicam. Geralmente, ela se manifesta quando estamos em um estado de hipersensibilidade para o que está a nossa volta.

Os principais sintomas são:

  • Coceira; e
  • Inchaço.

Como o cirurgião-dentista deve atuar?

Como já vimos, as emergências não são tão comuns. Isso porque as clínicas e consultórios têm cuidados na hora de recolher informações dos paciente para evitar momentos de estresse.

Desse modo, qualquer sinal de possível emergência já é um alerta para a equipe odontológica, que fica preparada e evita quadros mais graves.

No entanto, a maioria das emergências são inesperadas e acontecem de forma muito rápida. Por isso, o cirurgião-dentista e a sua equipe devem estar preparados para agir com rapidez e eficiência.

Inclusive, é estabelecido na Lei 5081/66 que “compete ao cirurgião-dentista prescrever e aplicar medicamentos de urgência no caso de acidentes graves que comprometam a vida e a saúde do paciente”.

A equipe deve realizar os primeiros socorros assim que o indivíduo começar a mostrar sinais. Caso ele esteja consciente, é preciso realizar perguntas para entender o que a pessoa está sentindo.

Nos casos em que a pessoa esta inconsciente ou não respondendo perguntas, o profissional e a equipe devem ligar imediatamente para o sistema de emergência e solicitar ajuda.

Importante: as clínicas e consultórios devem apresentar o Suporte de Atendimento Básico de Emergência.

Portanto, como profissional, você precisa montar o seu consultório ou clínica com materiais que atendem emergências médicas.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.