Dor na garganta pode indicar problemas com a saúde bucal
Você sabia que o dentista avalia sua garganta em uma consulta de rotina? Pois é! Essa região é uma parte importante do corpo humano que pode influenciar diretamente na saúde bucal.
Uma garganta inflamada, por exemplo, pode estar relacionada à ressecamento da mucosa e infecções na amígdala. Essa última pode ser responsável por problemas no desenvolvimento da arca dentária.
A garganta é a parte anterior do pescoço, responsável pela passagem dos alimentos entre a boca e o estômago.
Ela possui grande importância na saúde bucal do indivíduo. Afinal, problemas que envolvem a garganta podem estar diretamente relacionados à boca e aos dentes.
Anatomia da Garganta
Como já dito anteriormente, a garganta é a parte anterior do pescoço. Essa pequena parte, importante nas funções alimentares do organismo e na saúde bucal, pode ser dividida em diferentes estruturas.
A primeira dessas estruturas é a faringe.
Faringe
A faringe é a principal estrutura da garganta. Podendo até levar o mesmo nome.
Ela é formada por um tubo que possui cerca de cinco centímetros de comprimento, que se estende desde a cavidade nasal e oral até a laringe.
Sua estrutura forma uma passagem muscular para o ar, líquido e alimentos passarem pelo seu nariz, ou boca, até os pulmões ou estômago.
Além disso, a faringe possui comunicação com o esôfago, laringe, fossas nasais e ouvidos. Situada atrás das fossas nasais e à frente das vértebras cervicais, a faringe possui diferentes ligações:
- Faringe inferior: continuação da faringe média, liga-se a laringe e com esôfago;
- Faringe média ou orofaringe: liga-se pela parte anterior com a cavidade bucal e realiza comunicação com a faringe superior;
- Faringe superior: é ligada pelas cavidades nasais e pela faringe média. Além disso, é a parte mais espessa da faringe, vai da base do crânio até o céu da boca.
O caminho do ar pela faringe dá-se pelas fossas nasais ou pela boca, passa pela faringe, encaminha-se para a traqueia e brônquios e chega nos pulmões.
Já o alimento é introduzido pela boca, segue pela faringe média, chega ao esôfago e depois para o estômago.
A faringe só é capaz de realizar tanto a função da respiração como a de nutrição por causa da presença da epiglote.
Laringe
A laringe é uma estrutura da garganta em formato de tubo, responsável pela ligação da faringe à traqueia.
Trata-se de um componente do sistema respiratório, constituída de tecidos rígidos e moles. Ela é responsável pela articulação por meio do som e da respiração.
Está localizada acima da traqueia, funcionando como filtro de partículas, impedindo que essas cheguem aos pulmões.
Também é responsável por abrigar pregas vocais e ajustar o tom e o volume da voz, parte importante da fonação.
Ela é sustentada por peças cartilaginosas. A cartilagem faz a manutenção da luz da laringe, de forma que garante a passagem de ar.
A laringe possui ainda uma série de cartilagens, bem como a tireoide, cricoide e a aritenoide.
Epiglote
A epiglote é responsável pela separação da laringe e da faringe. Fica localizada na laringe, e é importante para o funcionamento do sistema respiratório. Afinal, a epiglote impede a entrada de alimento nesse sistema.
Ela se caracteriza por uma pequena porção cartilaginosa, localizada logo atrás da boca, fixada ao osso hioide e à cartilagem tireoide, funcionando como uma espécie de porta.
Quando engolimos, a epiglote fecha a passagem da laringe, pressionando-se contra ela, impedindo que o alimento vá em direção à traqueia, mas, continue seu caminho ao esôfago.
O engasgo é uma reação à falha do funcionamento da epiglote.
De forma que, quando ela não consegue impedir a passagem do alimento para o sistema respiratório, o corpo procura formas de desobstruir as vias respiratórios, provocando a tosse e o engasgo.
Condições Odontológicas que Envolvem a Região
Quer saber como a odontologia está relacionada à garganta?
Diversos problemas que atingem a garganta, como a dor, podem ser provocados por problemas originados pelos dentes ou saúde bucal.
Do mesmo modo, problemas dentários ou orais podem estar diretamente relacionados à condição da garganta.
Quer saber como? Confira alguns exemplos:
Dente do siso
Muitas das vezes os dentes do siso, ou terceiros molares, podem gerar complicações ao indivíduo. Isso ocorre pelo nascimento parcial do dente do siso.
O acúmulo de alimentos concentrado nessa “tampinha” – metade do dente para fora da gengiva e a outra metade para dentro – gera dor e inflamação no dente.
A inflamação pode causar dor de garganta e até mesmo dor no ouvido. Inclusive, o pós-operatório do dente do siso também pode desencadear dores na garganta.
Ressecamento da Mucosa
O ressecamento da mucosa oral é um dos fatores analisados pelo cirurgião-dentista na consulta de rotina.
O baixo fluxo salivar, além de causar o mau-hálito, pode ser contribuir para o desenvolvimento de amidalites, faringites e esofagites.
Infecção na Amígdala
As amígdalas ficam localizadas na parte lateral da garganta, parte de trás da boca. Sua função é mantes bactéria longe de locais que possam causar a infecção.
A adenoide crescida, ou inflamações na amígdala em função de respiração bucal, ou ainda hipertrofia de adenóide, pode ser responsável por diversos problemas.
Ela pode causar, por exemplo, a apneia, caracterizada pela parada da respiração durante o sono. Voz anasalada e, ainda, problemas no desenvolvimento crânio-facial, ou seja, arcada dentária e músculos faciais.
Pescoço Inchado
Em uma consulta de rotina, durante o procedimento de avaliação do dentista, pode-se examinar, por exemplo, a região do pescoço.
Um pescoço inchado pode ser caracterizado por infecções de garganta e infecções dentárias, inclusive.
Dor de Dente e Garganta Inflamada
A dor de dente, caracteriza-se pela inflamação da polpa do elemento dentário. A dor pode ser ocasionada por diversos fatores, desde cáries até doenças periodontais.
Um dos sintomas provocados, comumente, pela dor de dente é inflamação da garganta.
Além disso, uma infecção no dente pode ser espalhada, facilmente, pela garganta, bem como a infecção de garganta pode gerar impactos nos dentes.
Como vimos, a garganta e a saúde bucal podem ter uma ligação muito direta. Dessa forma, uma consulta ao dentista poderá sempre prevenir maiores problemas, além de manter a sua saúde em dia.