Pus na garganta indica alteração negativa na saúde oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui o melhor tratamento odontológico para o pus na garganta

As alterações na nossa garganta não passam despercebidas. Assim como quando estamos com dor ou sentimos a garganta inflamada, o pus na garganta incomoda e pode afetar a nossa rotina.

Por isso, é ideal procurar pelo auxílio odontológico ou médico em busca do melhor tratamento para o pus. Mas, afinal, o que causa o pus na garganta?

O pus na garganta é uma reação e resposta do nosso sistema imunológico quando o nosso corpo é atacado por microrganismos.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o pus na garganta. Vamos começar?

O que causa o pus na garganta?

Como já vimos, o pus se manifesta quando o nosso corpo é afetado por microrganismos. Os microrganismos mais comuns que causam o pus são os vírus e as bactérias.

Esses microrganismos desenvolvem doenças. No caso dos vírus, o mais comum é o Epstein-barr, que causa a mononucleose.

As bactérias mais comuns são os estreptococos e pneumococos que causam a amigdalite bacteriana. Além disso, os vírus e bactérias causam os cáseos amigdalianos.

Todas essas doenças são as causas principais para o surgimento do pus na garganta. Por isso, é preciso ficar atento para o sintomas complementares e ir ao profissional para o diagnóstico.

Lembre: só após diagnosticar a causa, é que o profissional consegue planejar o melhor tratamento para o seu quadro clínico.

Sintomas mais comuns do pus na garganta

Os sintomas mais frequentes que os pacientes manifestam, além do pus, são:

  • Inflamação na garganta; e
  • Dor de garganta.

Diagnóstico certeiro

Assim que você notar os sintomas, procure por um cirurgião-dentista ou um otorrinolaringologista. Com isso, o profissional consegue realizar o diagnóstico correto para então começar a planejar um tratamento.

Mas, como o diagnóstico é realizado? A resposta é simples! O profissional realizará exames.

O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.

No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica da boca e da garganta do paciente.

Caso haja necessidade, o profissional pode pedir por exames complementares, como os exames radiográficos.

Quais são os melhores tratamentos?

Assim que o profissional diagnosticar a causa do pus, ele traçará o melhor tratamento. Por isso é muito importante a avaliação cuidadosa do quadro clínico do paciente.

Importante: você não deve tentar remover o pus com o dedo, cotonete ou qualquer outro instrumento. Isso pode machucar ainda mais a sua garganta!

Como tratamento para parar os efeitos do pus, o profissional pode receitar anti inflamatórios, corticoides e antibióticos.

A dosagem e duração do tratamento estarão informadas na receita odontológica ou médica. Além disso, para minimizar os efeitos da garganta inflamada com pus, você pode tomar alguns cuidados básicos em casa.

Por exemplo, você pode fazer gargarejos com água morna e sal e tomar chás.

Ainda, se mantenha hidratado e procure ficar de repouso quando tiver um tempo livre. Assim, esses cuidados complementares, junto com os remédios receitados, conseguem tratar o pus na garganta.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!