Conheça a orofaringe e os detalhes dessa região do corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação da orofaringe com a área da odontologia

Conhecer as partes do nosso corpo é essencial! E esse conhecimento vale para pacientes e dentistas, não é mesmo? Neste artigo vamos falar sobre a importância da orofaringe.

Antes de começar, é preciso ressaltar que existe uma relação entre a orofaringe e a odontologia. Afinal, os profissionais dessa área são formados para entender as diferentes estruturas da anatomia corporal.

Orofaringe é a região da garganta localizada logo após a boca. As estruturas da orofaringe são: a base da língua, o palato mole, as amígdalas, e a parte lateral e posterior da garganta.

Relação da Orofaringe com a Odontologia

A região da garganta localizada logo após a boca está diretamente ligada à área da odontologia. Mas por que isso? Bom, a resposta é simples!

Entre as funções dessa parte anatômica, está a de ajudar na mastigação e deglutição. Além disso, essa parte é responsável pela respiração e pela fonética.

E, as glândulas salivares da orofaringe produzem saliva para manter a hidratação da boca. Por esses motivos, os profissionais da odontologia precisam estudar essa parte do nosso corpo.

Problemas de saúde da Orofaringe

Como qualquer outra área do corpo humano, a orofaringe também pode ser alvo de doenças e alterações.  Como essa área é formada por células, alterações podem desencadear o aparecimento do câncer de orofaringe.

Esse câncer pode ser tanto um tumor maligno como benigno. Isso irá depender do seu desenvolvimento. Mas, o que causa esse câncer?

A manifestação do tumor está associada ao tabagismo, exposição excessiva aos raios solares e ao vírus do papiloma humano (HPV). Os sintomas do câncer de orofaringe são:

  • Sistema imunológico debilitado;
  • Infecções bucais;
  • Feridas;
  • Sangramentos na gengiva;
  • Manchas vermelhas e brancas;
  • Dor na hora da mastigação;
  • Dificuldade na função fonética;
  • Dores;
  • Sensação de nódulo na garganta; e
  • Perda de peso.

Assim que você notar algum sintoma, procure pelo cirurgião-dentista ou oncologista de confiança. Com isso, o profissional consegue realizar o diagnóstico correto para então começar a planejar um tratamento.

Mas como o diagnóstico é realizado? Bom, o profissional realizará exames. O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico.

Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica da boca e da garganta do paciente.

Caso haja necessidade, o cirurgião-dentista ou oncologista pode pedir por exames complementares, como biópsias e exames laboratoriais.

Melhores tratamentos para o Câncer de Orofaringe

Assim que o profissional confirmar o diagnóstico do câncer, o tratamento mais adequado é sugerido para o paciente. Em vários casos a quimioterapia e a radioterapia são indicadas.

Dependendo da extensão e localização do tumor, o profissional pode indicar a cirurgia para removê-lo. Os tratamentos podem causar alguns efeitos colaterais, que podem exigir o acompanhamento do dentista.

Por isso, marque uma consulta com o profissional de confiança. Assim, vocês conseguem traçar o melhor tratamento para o câncer e, então recuperar a saúde da orofaringe.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.