Me formei em odontologia, e agora? Conheça as opções!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O fim da faculdade vem com uma sensação de abandono e incerteza. Afinal, qual é o próximo passo?

Escolher o curso não é o último drama envolvendo a faculdade. Depois de passar cinco anos estudando para se tornar um dentista, alguns podem se perguntar: “Me formei em odontologia, e agora?”.

Por isso, nós da Simpatio decidimos te ajudar. Então pode perguntar: “Me formei em odontologia, e agora Simpatio?”.

Existem algumas opções que podem responder a pergunta “me formei em odontologia, e agora?”. Tudo vai depender de como foram suas experiências durante a graduação e, claro, suas ambições na profissão.

Você terminou a faculdade de odontologia. Nada de provas, professores ou preocupação com final de semestre. Agora, um mundo de opções se estende na sua frente.

Calma! Muitas vezes o problema parece bem maior do que realmente é. Para começar, você deve decidir sobre dois caminhos muito distintos, que se abrem em uma série de ramificações: academia e a prática.

Academia na Odontologia

Você gosta da ideia de passar a vida estudando e pesquisando? Então a vida acadêmica pode ser a melhor opção para você!

Há diversas instituições, públicas e particulares, que fornecem bolsas e financiam novos pesquisadores. Se você fala fluentemente outra língua, há opções de Mestrado e Doutorado em instituições estrangeiras.

Infelizmente, o Brasil não é um país conhecido por suas boas remunerações aos pesquisadores. Por isso, alguns profissionais tentam conciliar a vida acadêmica com a atuação prática.

Prática odontológica

Você gosta da rotina de consultório ou hospital? Gosta de interagir com as pessoas e os estágios eram sua parte favorita da faculdade?

Então, viver a odontologia na prática é seu caminho. No entanto, não pense que esse caminho é mais fácil que o anterior ou não envolverá muito estudo!

Para ser um cirurgião-dentista atuante, você precisa estar sempre atento as novidades do mercado. Por isso, recomendamos que faça cursos e se especialize na sua área de interesse.

As melhores dicas para recém-formados

Separamos alguns caminhos que você pode seguir caso queira seguir na prática após a formatura em odontologia . Confira:

  • Clínicas Odontológicas – as clínicas são uma boa opção para quem está começando. Elas possuem um grande fluxo de clientes, o que te ajudará a ganhar experiência. Ao mesmo tempo, sempre haverá um profissional mais experiente por perto para conversar com você e, claro, criar Networking.
  • Concursos Públicos – existem uma série de locais que aceitam cirurgiões-dentista através de concurso público. Confira os locais que você pode trabalhar: postos de saúde; polícia militar; forças armadas e demais órgãos públicos.
  • Cursos e especializações – sair da faculdade não é sinônimo de parar de estudar. Muito pelo contrário! Você deve buscar especializações na sua área de atuação e, também, considere fazer cursos de negócios, gestão, marketing e sobre finanças.

Confie em você!

Você é um cirurgião-dentista recém-formado, mas isso não te torna menos capaz. Você tem total capacidade de trabalhar em consultório e atender seus clientes.

Seja em uma clínica, no seu consultório particular ou no local onde você optou, sua carreira será cheia de sucesso!

Por isso, quando te perguntarem como anda sua vida, você pode dizer: Me formei em odontologia e agora vou investir na minha carreira!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!