Com um nome popular muito conhecido, é um dos inibidores de dor mais procurados
Conhecido popularmente por aspirina, o ácido acetilsalicílico é um fármaco da família dos salicilatos. Um remédio analgésico e anti-inflamatório.
Com um preço consideravelmente acessível, o ácido acetilsalicílico é fácil de ser comprado e muito procurado por todos. Porém, é preciso tomar cuidado cuidado com a automedicação.
Ácido Acetilsalicílico é utilizado como medicamento para o alívio de dores leves e moderadas, além do alivio da dor e febre como sintomas de gripes e resfriados, sendo de uso adulto e pediátrico.
O Ácido Acetilsalicílico e a Odontologia
Existem diversos estudos feitos que indicam que o uso constante e excessivo desse medicamento traz riscos à saúde bucal. Porém, há casos em que é efetivo o uso do AAS no tratamento odontológico.
O principal diagnóstico é de que o ácido pode contribuir para a erosão dentária. Principalmente em pacientes que fazem seu uso em pó, ao invés de comprimidos, por exemplo.
Nesses casos, a superfície oclusal dos molares e pré-molares inferiores apresentam severa erosão, assim como os dentes anteriores inferiores no lado voltado para a língua.
Crianças que sofrem de artrite reumatoide costumam apresentar erosão nos molares primários e nos permanentes.
No entanto, o dano só é causado pelas que mastigam o medicamento, se engolido o comprimido sem atrito com os dentes, nenhum problema é apresentado.
Dessa forma, fica claro que a erosão é causada pela mastigação ou excesso de contato das substâncias presentes no comprimido, com os dentes.
Dependendo de como é ingerido, o remédio causa ainda irritação nos tecidos moles da boca. Por isso, é importante consultar um profissional da odontologia caso haja recomendação do uso de ácido acetilsalicílico.
Como Usar o Ácido Acetilsalicílico?
Para que complicações ocorram no uso desse medicamento, o ideal é ingeri-lo:
- Após as refeições ou com um pouco de leite (uma base para evitar queimações);
- Não ingerir juntamente com bebidas alcoólicas;
- Manter um intervalo de no mínimo 4h entre cada dose;
- Não ultrapassar as doses estabelecidas;
- Respeitar a duração não interrompendo o tratamento sem orientação médica.
Contraindicações do Ácido Acetilsalicílico
Embora seja um medicamento popular, é preciso tomar cuidado com algumas contraindicações:
- Evitar o medicamento em casos de alergia a qualquer substância contida no remédio;
- Pacientes com tendências de sangramento (diátese hemorrágica);
- Casos de úlcera no estomago ou intestino;
- Histórico de crise asmática causada por salicilatos ou substâncias semelhantes;
- Último trimestre de gravidez.
Benefícios do Ácido Acetilsalicílico na Odontologia
De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, cientistas já indicaram que o uso desse medicamento pode regenerar dentes após cárie.
Por ser ainda um medicamento disponível e de fácil acesso no mercado, pode facilitar o desenvolvimento dos tratamentos. Por isso, pode ainda resultar em uma economia para os sistemas de saúde pública.
Quando aplicado em uma região com ferimentos, o ácido acetilsalicílico auxilia células-tronco a formatem um novo osso.
Dessa forma, sua composição reduz a concentração de citocinas, substância responsável por impedir essa nova formação. Importante frisar que esse uso ainda não foi aprovado ou é regulamentado.
Ainda assim, como qualquer outro medicamento, antes de usar o ácido acetilsalicílico, o recomendado é procurar sempre a orientação de um profissional e evitar a automedicação.