Zia Chishti otimizou os tratamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como Zia Chishti contribui para a área da odontologia

Na história da Odontologia, muitas personalidades foram essenciais para as inovações que ampliaram a tecnologia dentro da área. Um delas é Zia Chishti.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos mostrar curiosidades sobre o papel de Zia Chishti na área da odontologia. Vamos começar?

Zia Chishti é um inventor e empreendedor californiano responsável por trazer novidades e otimizar instrumentos dentro do ramo da odontologia.

Biografia de Zia Chishti

Zia Chishti nasceu em 1971, em Bar Harbor, Maine, sob o nome de Wilson Lear. O americano trocou de nome quando foi morar no Paquistão junto com a mãe após a morte do pai.

Chishti permaneceu no Paquistão até o ano de 1988, quando voltou para os Estados Unidos. No país norte-americano, estudou na Universidade de Columbia, na cidade de Nova York.

Anos mais tarde, ele estudou na Universidade de Stanford, na Califórnia.

É durante esses anos de estudo na Califórnia que ele imagina um aparelho ortodôntico de plástico e transparente ao invés do aparelho de metal, como eram todos na época.

Dessa forma, é entre os anos de 1997 e 1999 que Chishti lança no mercado o primeiro aparelho ortodôntico transparente. A invenção é produzida a partir de placas de acetato.

Além disso, o aparelho é moldado de forma adequada para todos os dentes.

Com o lançamento no mercado, muitos profissionais da área da odontologia começaram a indicar o uso do aparelho transparente durante os tratamentos ortodônticos.

Isso porque este tipo de aparelho garante o alinhamento e correção dos dentes ao mesmo tempo que promove a estética dentária.

Conhecendo mais sobre os aparelhos ortodônticos

O aparelho ortodôntico é utilizado pelos ortodontistas nos pacientes com a finalidade de realizar o alinhamento dos dentes. Isso porque em alguns casos os dentes se desenvolvem de maneira inadequada.

Dessa forma, os aparelhos servem para corrigir a posição dos dentes ou para fins estéticos.

Existem diferentes tipos de aparelhos, sendo que os principais são: os fixos e os removíveis. O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes indicado pelo ortodontista depende do quadro clínico do paciente.

Por isso, é realizada uma avaliação criteriosa do quadro antes da indicação.

Tipos de aparelhos

Como já vimos, os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: os removíveis e os fixos.

Os removíveis são encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente ou ortodontista a qualquer hora, como na hora da alimentação.  Eles podem ser:

  • Ortodônticos: utilizados para realizar pequenas movimentações dentárias; e
  • Ortopédicos: realizam correções de alterações ósseas de crescimento. Na maioria dos casos, são indicados para crianças e adolescentes na fase de crescimento. Eles são utilizados com a finalidade de inibir ou estimular o desenvolvimento dos ossos. Além disso, podem ser usados para redirecionar uma tendência de crescimento inadequada.

Enquanto isso, os aparelhos fixos são indicados quando a finalidade do tratamento é movimentar dentes dentro do osso. Desse modo, os aparelhos são compostos por bráquetes que devem suportar o arco metálico. Eles podem ser:

  • Metálicos;
  • Plásticos; e
  • Porcelana

Importante: cada tipo de alinhador dentário tem uma indicação. Isso porque a arcada dentária de cada paciente é diferente e exige tipos diferentes de aparelhos.

Materiais

O aparelho ortodôntico pode ser de policarbonato, safira e porcelana. Essas opções são consideradas estéticas, já que suas peças de suporte se confundem com a coloração do dente ou nem aparecem.

E, claro, não podemos esquecer dos alinhadores transparentes inventados por Zia Chishti. Com eles, o paciente garante no futuro o sorriso bonito e saudável.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.