Importância da presença de dentista na UTI de hospitais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Presença de profissional da odontologia na UTI diminui o tempo de internação do paciente

A rotina dentro da UTI de um hospital é incessante e conturbada. Contudo, a presença de um profissional da odontologia nessa ala do hospital pode tornar as coisas mais fáceis!

Contar com um dentista na UTI otimiza os tratamentos e preserva a saúde de todos os pacientes.

A UTI de um hospital é a área onde são concentrados os pacientes em estado grave. Em geral, eles também necessitam de monitoramento contínuo.

Importância do dentista na UTI

Contar com a presença de um profissional da odontologia na Unidade de Tratamento Intensivo é muito importante para a segurança de todos os pacientes.

Isso porque é comum que os pacientes dessa ala hospitalar apresentem baixa imunidade. Consequentemente, eles estão mais propícios ao desenvolvimento de diversas infecções hospitalares.

Agravando ainda mais a situação, os pacientes passam por exposição a procedimentos invasivos, redução do fluxo salivar por desidratação terapêutica e ressecamento da secreção salivar.

A falta de hidratação e a impossibilidade de realizar a higiene bucal aumentam o acúmulo de bactérias na cavidade oral.

É sempre importante lembrar que a boca é a cavidade corporal mais propícia ao desenvolvimento e proliferação desses microrganismos nocivos.

Dessa maneira, o atendimento odontológico na UTI se mostra essencial para evitar a propagação de doenças infecciosas que, em casos mais graves, podem provocar até mesmo a sepse.

A sepse consiste em uma série de manifestações, advindas de uma infecção, que afetam todo o organismo. Também conhecida como infecção generalizada, esse problema pode chegar a ser fatal.

Além disso, a presença de um cirurgião-dentista na UTI acarreta:

  • Economia para o próprio hospital;
  • Diminuição no tempo de internação do paciente;
  • Diminuição na quantidade de medicamentos prescritos;
  • Fornecimento de um tratamento completo ao paciente.

Quais profissionais da odontologia podem atuar em UTI?

Os dentistas que atuam em UTI’s são aqueles especializados em odontologia hospitalar.

Essa especialização é importante pois durante a graduação na faculdade de odontologia, é comum que o profissional não seja preparado para esse tipo de atuação.

Dessa maneira, o dentista pode conseguir se especializar por meio da realização de um curso completo em odontologia hospitalar.

É estipulado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) que o curso de ter o mínimo de 350 horas.

Durante o curso, o dentista passa por aulas teóricas, visitas aos hospitais e aulas prática. Estágio e trabalho de conclusão de curso também estão inclusos.

Por meio das aulas do curso de odontologia hospitalar, o dentista aprende mais sobre a rotina hospitalar, propedêutica clínica e o suporte básico de vida.

É importante ressaltar que a odontologia hospitalar é uma área concorrido. Portanto, quanto mais preparado estiver o profissional, maiores são suas chances de contratação.

Que procedimentos são realizados pelo dentista em odontologia hospitalar?

Os procedimentos mais comuns de realização por esses profissionais são: a laserterapia, condicionamento bucal e aplicação de toxinas para fins terapêuticos.

Além disso, os dentistas da odontologia hospitalar também são responsáveis pela realização de biópsias e pela assistência odontológica preventiva e curativa dos pacientes.

A criação de protocolos de higiene bucal, principalmente em uma UTI, também pode ser descrita como uma atividade fundamental do dentista dessa área.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!