Tipos de incisão: quais são e como cada um é realizado?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Muito utilizados pelos cirurgiões dentistas, facilitam os processos nas cirurgias odontológicas

Um dos procedimentos mais comuns e mais procurados no dia a dia de um dentista, envolve a colocação de implantes dentários. Essa é uma área que costuma contar com vários tipos de incisão.

Uma boa incisão muitas vezes é o caminho base para iniciar e, logo, obter bons resultados cirúrgicos. Dessa forma, saber como optar pelos melhores tipos de incisão é importante.

Os tipos de incisão envolvem técnicas e procedimentos específicos para cada paciente e vão depender de qual tipo de cirurgia ele irá passar.

Escolher o mais adequado irá influenciar em uma boa cicatrização para não comprometer a estética do paciente.  Ficou curioso para saber quais são eles? Então continue lendo nosso artigo.

Como Escolher Entre os Tipos de Incisão?

Esse pode ser um momento crucial que irá influenciar no resultado final do procedimento. Dessa forma, o profissional costuma se basear pela ausência ou presença de um tecido ceratinizado firme.

O que ocorre nesses casos é que, quando há uma mucosa desse tipo (ceratinizada), é realizada então a incisão conhecida como crista do rebordo.

Além disso, ao efetuar uma incisão, existem alguns critérios que devem ser levados em consideração e que devem ser sempre respeitados. São eles:

  • Garantir a irrigação adequada do retalho;
  • Nenhum risco para as estruturas anatômicas vizinhas;
  • Visão adequada do campo cirúrgico;
  • Possibilidade de aumentar a incisão se modificar a situação cirúrgica;
  • Cobertura segura do implante intraósseo colocado.

Cada uma dessas diferenças, relacionadas com reabsorções alveolar, edentulismo, tecido mole e vascularização podem determinar a incisão será escolhida pelo dentista.

Quais São os Principais Tipos de Incisão na Odontologia?

Primeiramente, é importante citarmos que, são diversos os tipos de incisão e suas indicações e que cada um conta com características próprias. Entre eles, podemos citar alguns:

  1. Incisão retilínea;
  2. Incisões de envelope;
  3. Incisões em arco;
  4. Incisões trapezoidais;

Como já explicamos, cada uma possui indicações diferentes. Vamos conhecer melhor cada uma delas?

Incisão Retilínea

Muito realizada nos tecidos moles, oferece uma cicatrização mais rápida que uma incisão pequena e irregular. Isso se dá uma vez que é feita transversalmente à linha de incisão.

Incisões de Envelope

Neste caso, não há uma incisão relaxante ou obliqua. Dessa forma, a sindesmotomia ocorre no sulco gengival e ao redor da margem da gengiva do dente a ser extraído. Os limites desse procedimento são:

  • Dente;
  • Osso alveolar;
  • Retalhos feitos durante o processo.

Incisão em Arco

Esta pode ter dois tipos, sendo então de concavidade para apical (Partsch) ou ainda de concavidade para cervical (Pichler).

Incisões Trapezoidais

Esse último tipo que citamos, envolve uma incisão que é principalmente composta por duas incisões verticais e seu descolamento é efetuado a partir da margem gengival.

Dessa forma, ele pode oferecer uma ótima visualização do campo operatório e ainda causar pouca tensão na retração do retalho.

Porém, uma desvantagem é que pode ser acompanhada de alterações periodontais e ainda ser arriscada na presença de elementos protéticos, com possibilidade de retração gengival no pós-operatório.

Bom, agora que citamos e explicamos alguns dos tipos de incisão, com certeza ficará mais fácil de escolher o método mais adequado para seu paciente.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.