Alveolectomia é um procedimento de extração de dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sendo uma opção no processo de exodontia, a alveolectomia apresenta algumas vantagens em sua execução

A alveolectomia possui diversas denominações, nomeadas a partir dos nomes dos instrumentos utilizados durante a técnica de extração.

Podendo ser chamada de extração a retalho, a alveolectomia consiste também em desprender os dentes dos tecidos por meio da sua dissecação.

Dessa forma, a alveolectomia faz parte de uma técnica básica de exodontia que funciona por meio da extração do dente utilizando o próprio alvéolo.

Entendendo a exodontia

A exodontia, conhecida como extração dental, nada mais é do que um procedimento cirúrgico para remover um dente.

Assim, diversos problemas odontológicos podem necessitar de uma extração de qualquer dente, incisivos, caninos, pré-molares ou molares.

É comum ouvirmos falar sobre a extração dental principalmente quando envolve o dente do siso devido aos recorrentes problemas em sua erupção. Logo, eles são os mais indicados à exodontia.

Alguns casos específicos necessitam de exodontia. São eles:

  • Dentes fraturados na coroa ou na raiz;
  • Dente do siso incluso ou semi-incluso;
  • Dentes com mobilidade acentuada;
  • Dentes com necrose pulpar ou desvitalizado que não foi possível salvar através do tratamento endodôntico.

Técnicas da exodontia envolvendo Alveolectomia

O procedimento pode ser feito por meio de exodontia via alveolar ou não alveolar.

  • Via alveolar: consiste na extração do dente utilizando o próprio alvéolo. Nesse procedimento, o dente esta em fase de erupção na boca. Então, a intervenção pode ser feita com a utilização de fórceps, mediante a força. Possivelmente o paciente sentirá os extratores, em especial nos dentes que não tem coroas e pontos de apreensão. Ainda usando a via alveolar, o dentista pode empregar o método de alavancas, que transfere uma força para a ponta ativa, sem que o paciente sinta a remoção.
  • Via não-alveolar: é realizada quando há presença de um dente incluso, uma hipercementose ou uma alteração radicular. Nesse caso, muitas vezes é necessário fazer o desgaste do dente e realizar uma extração com alveolectomia, removendo a tábua óssea alveolar.

Características da Alveolectomia

A alveolectomia, como já foi explicado, é a extração de um dente por meio da remoção da tábua óssea alveolar. E ela se divide em dois tipos:

  1. Parcial: quando há presença de uma raiz e falta um ponto de apoio. Nessa situação, é necessário fazer o desgaste do alvéolo para que haja um ponto de apoio para apreender. Ao localizar esse ponto, a remoção da raiz, chamada de resto radicular, poderá sem feita.
  2. Total: ocorre nos dentes com hipercementose, quando há grande dilaceração ou insucesso do profissional no procedimento. É realizada uma alveolectomia total por meio do desgaste de toda a parede alveolar do dente nessas situações.

Alveoloplastia X Alveolectomia

Ambas são procedimentos cirúrgicos a fim de modificar a estrutura alveolar para uma colocação de prótese imediata ou não, ganhando retenção e estabilidade.

A alveoloplastia é considerada uma técnica mais conservadora, pois limita-se à remoção de zonas de retenção e de cristas ósseas durante a exodontia. Ela pode ser unitária, removendo apenas um dente, ou múltipla, criando uma borda livre de áreas retentivas.

Já a alveolectomia, por ser uma técnica mais antiga, pode ter suas indicações um pouco restritas hoje em dia.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!