Detalhes da alveoloplastia e principais indicações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Existem três tipos diferentes de alveoloplastias

Quando perdemos um dente, ele pode ser substituído por uma prótese dentária. Durante a colocação das próteses, o cirurgião-dentista realiza alguns procedimentos, incluindo a alveoloplastia.

Esse procedimento é recomendada para qualquer pessoa que tenha problemas de formação nos dentes ou que apresente dificuldades em sustentar implantes. Mas, afinal, o que é alveoloplastia?

A alveoloplastia prepara a boca para a colocação de uma prótese dentária. Sua principal finalidade é remodelar o rebordo ósseo que apresenta irregularidades ou alterar essa estrutura da boca para garantir a sustentação.

O rebordo ósseo alveolar é a estrutura da boca onde as raízes dos dentes estão alocadas. O procedimento retira uma parte do rebordo com o objetivo de facilitar os tratamentos que serão realizados em seguida.

Além da colocação de próteses, essa cirurgia pode ser necessária para extrair os dentes ou corrigir irregularidades.

A cirurgia também é recomendada para os pacientes que não tenham uma cobertura óssea forte o suficiente para a implantação de um implante. Por isso, sem a alveoplastia o novo dente poderia cair após algum tempo de uso.

Tipos de alveoloplastia

Como vimos, o procedimento pode ser realizada com diferentes objetivos. Por essa razão ele recebeu três classificações diferentes. Confira os três tipos de alveoloplastias:

  • Compressão alveolar ou manobra de Chrompret – a largura do alvéolo é reduzida por meio de compressão da área;
  • Alveoloplastia simples – é feita na cavidade que teve o dente extraído, diminuindo as aberturas entre a gengiva e os dentes adjacentes;
  • Alveoloplastia cortical vestibular – limita a tábua cortical, o que ajuda a colocar o implante dentário. No entanto, não é muito empregado atualmente porque pode causar alguns efeitos colaterais durante a redução de gengiva.

Como é feito o procedimento

Para realizar a alveoloplastia o paciente deve passar por exames e apresentar o histórico hospitalar. Afinal, o dentista precisa estar por dentro de todos os detalhes antes do procedimento. E assim, evitando qualquer complicação.

Essa cirurgia é realizada com anestesia local para evitar incômodos durante o procedimento. Os efeitos colaterais podem surgir um ou dois dias depois com algum desconforto.

O primeiro passo é o deslocamento do retalho por meio de uma pequena incisão de um dente de cada lado do local da intervenção. Em seguida, o profissional fará a remoção total ou parcial da cortical óssea.

A próxima etapa é conhecida como limagem que, com limas próprias para o osso, deixa o contorno ósseo regular. Na sequência, são feitos curetagem, irrigação e, se for preciso, gengivoplastia. Por fim, é realizada a sutura.

É recomendado que após o procedimento pré-protético, o paciente permaneça em repouso por um dia e tome medicamentos prescritos para total recuperação.

O valor cobrado pela alveoloplastia pode variara de acordo com o local onde a cirurgia é realizada, o profissional, a cidade e o estado brasileiro em que o procedimento é feito, bem como o contexto do tratamento.

Geralmente, os dentistas costumam cobrar um valor que se inclui em tratamentos a longo prazo, como a colocação de implantes e remodelamento da dentadura.

Por isso, fique atento. Se você precisar de um implante poderá passar também por uma alveoloplastia. Em caso de dúvidas sobre o procedimento, converse com seu dentista de confiança!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!