PACIENTES

Gengivoplastia e Gengivectomia na saúde bucal

Gengivoplastia e Gengivectomia na saúde bucal

Apesar de terem propósitos diferentes, gengivoplastia e gengivectomia podem se complementar

Um sorriso bonito depende da harmonia entre lábios, boca e gengiva. Com a gengivoplastia e gengivectomia,  cirurgias plásticas periodontais, alcançar essa coesão é possível.

A gengivoplastia e a gengivectomia são recomendadas para quem possui hipertrofia gengival (uma patologia que vem de nascença ou pode se desenvolver a partir de uma gengivite) e/ou inflamação induzida pela ingestão de alguns medicamentos.

A gengivoplastia e a gengivectomia são intervenções cirúrgicas que se efetuam ao nível das gengivas, visando corrigir ou alterar o contorno ou proporção da gengiva, principalmente junto dos dentes. Em ambos os processos ocorre a remoção cirúrgica de uma porção de gengiva.

Porém, enquanto a gengivoplastia tem um objetivo final estético, a gengivectomia está relacionada ao tratamento de casos de hipertrofia gengival, ou seja, excesso de gengiva ou gengiva aumentada.

O efeito das cirurgias é evidente. A mudança de aparência acentuada no sorriso e formato da face é notada logo após a realização do procedimento.  E por mais que possuam procedimentos semelhantes, as cirurgias se diferenciam no seu propósito final.

A verdade é que em alguns casos as cirurgias se complementam. Inicialmente é realizada a gengivectomia,  e posteriormente, o cirurgião efetua a gengivoplastia para reparar leves detalhes e deixar o sorriso do paciente visualmente mais bonito.

O procedimento da gengivoplastia

Apesar de ser uma cirurgia plástica em uma região sensível e delicada do corpo, a gengivoplastia é um procedimento bem simples.

A única dor ou incômodo sentido pelo paciente será durante a aplicação da anestesia local, que possui uma duração média de 30 minutos.

Logo após, o cirurgião retira o excesso de gengiva com um bisturi ou laser e, caso necessário, corrige outras imperfeições, deslocando a gengiva de acordo com o objetivo inicial da cirurgia.

A cicatrização  da cirurgia gengival dura em média duas semanas, a operação não deixa nenhuma cicatriz ou sequela e não são necessários pontos.

Pós-operatório da gengivoplastia

Por ser um procedimento bastante simples, o paciente não encontra muitos problemas com o pós-operatório da cirurgia na gengiva. Apesar disso, algumas recomendações são importantes:

  • Não ingerir comidas ou líquidos muito quentes. Dar preferência à alimentos mais leves;
  • Na primeira semana evitar fumar, realizar esforços físicos, exposição ao sol e ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Usar a medicação indicada para o pós-operatório;
  • Realiza a higiene bucal de acordo com a indicação do dentista.

A cirurgia plástica gengival é pouco invasiva e não causa dor ou inchaço no local. Por isso, o paciente não precisa ficar internado, podendo voltar às suas atividades no dia seguinte.  A cicatrização demora em média de quinze a vinte dias.

Quanto custa a gengivoplastia?

Muitos planos odontológicos já cobrem a gengivoplastia. Mas, normalmente, a cirurgia gengival é cobrada individualmente por cada dente operado e custa em média 100 reais (podendo variar de acordo com a clínica odontológica).

Possíveis contraindicações para gengivoplastia

Algumas condições podem adiar ou inviabilizar a plástica gengival.

São elas: tabagismo, diabetes descompensada, pressão alta, problemas na coagulação sanguínea, antigos problemas gengivais não tratados, HIV com a carga viral fora do limite seguro e gravidez.

Procedimento da Gengivectomia

A gengivectomia requer a aplicação de anestesia local, que dura de 30 minutos e 2 horas. O tempo vai depender da situação da gengiva e do tamanho da porção a ser retirada.

Normalmente, são removidos de 1 a 2 milímetros do tecido gengival.

Existe também um tipo mais complexo de gengivectomia, que vai além da simples correção do tamanho da gengiva. Essa técnica, chamada de incisão em bisel verdadeiro, também tem como objetivo diminuir a espessura o tecido gengival.

Pós-operatório da Gengivectomia

O pós-operatório da cirurgia gengival é simples, porém rigoroso e similar ao da gengivoplastia. Nas 48 horas que seguem a cirurgia, o paciente deve se alimentar apenas de líquidos ou comidas frias e pouco sólidas, para facilitar a mastigação.

Esforços físicos e bochechos são proibidos, pois podem desencadear sangramentos. O paciente deve ficar em repouso por 72 horas após o procedimento, só podendo voltar a praticar atividades comuns depois desse período.

A cicatrização da cirurgia de gengivectomia leva cerca de 30 dias para acontecer completamente.

Possíveis contraindicações para gengivectomia

Casos de pessoas com diabetes ou fumantes devem ser olhados com atenção, pois ambos os grupos possuem uma cicatrização mais lenta.

Para os diabéticos, é recomendada o tratamento da doença antes de realizar a gengivectomia. Já para os fumantes, é necessária a restrição do consumo de nicotina antes da cirurgia.

Apesar ser um procedimento antigo, as técnicas da gengivectomia estão sendo renovados com o avanço da tecnologia.

Um exemplo disso é a realização da gengivectomia utilizando bisturi elétrico ou a laser, procedimento que já é possível nos dias atuais.

No geral, o processo é bem tranquilo. Tanto a gengivoplastia, quanto a gengivectomia são extremamente válidas. Elas ajudam na saúde mental (aumentando a autoestima e a confiança) simultaneamente à saúde bucal, ambos aspectos de extrema importância para um boa qualidade de vida.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também