Harmonização do sorriso melhora aparência dos pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os melhores tratamentos para fazer a harmonização do sorriso

Manter um sorriso agradável e saudável é essencial. Por isso, os profissionais da odontologia desenvolvem  procedimentos que garantem a harmonização do sorriso.

É essencial que você converse com o seu cirurgião-dentista de confiança. Assim, você escolhe qual é o melhor caminho para fazer a harmonização do sorriso. Mas, afinal, o que é ela?

A harmonização do sorriso é um conjunto de técnicas odontológicas estáticas que procuram harmonizar os dentes. Com isso, você garante um equilíbrio estético e funcional integrado ao seu rosto.

Conhecendo mais sobre a estética odontológica

Dentro da área da odontologia estética, encontramos a estética dental. Ela também é conhecida como dentística.

Os profissionais desse ramo fazem tratamentos que promovem a aparência, cosmética e a funcionalidade dos dentes.

Tratamentos para a harmonização do sorriso

Alguns dos tratamentos de estética dental para você ter uma harmonização são:

  • Facetas de porcelana: são materiais odontológicos estéticos. Elas são finas próteses que se fixam na parte externa dos dentes e cobrem, como um revestimento, a parte visível deles. Elas são moldadas para acompanhar o formato dos dentes e coladas ao esmalte natural durante os procedimentos necessários.
  • Facetas de resina: são próteses finas. Elas servem como materiais odontológicos estéticos que cobrem e se fixam em toda a superfície externa de um ou mais dentes. Elas se comportam como uma capa que envolve o dente e se molda para acompanhar o formato dele.
  • Restauração dentária: é um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente depois de ter sofrido uma fratura ou uma cárie. Ela permite que o dente ganhe de volta a sua forma natural, a sua função, seu alinhamento e a sua estética.
  • Lentes de contato: é um laminado confeccionado com cerâmica odontológica (porcelana) desenvolvido para recobrir dentes. Ultrafino e resistente, podem ter apenas 0,25 mm e ainda assim oferecer baixo risco a fraturas ou descolamentos. A indicação mais comum para a técnica é corrigir a forma e cor em dentes razoavelmente alinhados e em boas condições.
  • Clareamento dental: é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente com o objetivo de deixá-lo mais branco e esteticamente mais bonito.
  • Gengivoplastia: intervenção cirúrgica que altera o nível das gengivas, visando corrigir ou alterar o contorno ou proporção dela, principalmente junto dos dentes.

Cuidados bucais

Ter uma atenção minuciosa com a higiene oral é essencial para manter a saúde bucal e evitar problemas futuros para os seus dentes.

Além disso, você prolonga a duração dos tratamentos estéticos de harmonização dos dentes. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir e ter uma vida saudável.

Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Use escovas de cerdas macias ou escovas elétricas.

Lembre de sempre escovar a língua porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, fique atento: é importante não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é tente limpar toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Dica: carregue sempre uma garrafa de água com você.

Além disso, fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes, como refrigerantes e cafés.

Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista para checar se está tudo certo e tire todas as dúvidas sobre qual o melhor caminho para a harmonização do sorriso!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.