Tecidos moles compõem quase metade de nosso organismo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os tecidos moles bucais estão sujeitos a aparição de diversas lesões e tumores

Estima-se que quase metade de nossas lesões, principalmente aquelas relacionadas à prática de algum esporte, são causadas em nossos tecidos moles.

Isso acontece, pois a força exercida sobre os músculos leva a um estiramento das miofibrilas, o que, consequentemente, aumenta o risco de lesões nesses tecidos. Mas afinal, o que são os tecidos moles?

Os tecidos moles são a classe de tecidos animais com matriz extracelular rica em fibras de colágeno e elastina. Eles constituem estruturas complexas, pois são capazes de transmitir forças e realizam grandes deformações.

Os tecidos moles incluem os vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões, nervos e os tecidos sinoviais.

Em nossa boca também encontramos diversos tecidos moles, tais como: lábio, a língua, bochechas, céu da boca e gengiva.

Logo, os tecidos moles são todos aqueles tecidos que interligam, apoiam ou protegem outras estruturas do corpo humano. Essas estruturas correspondem a quase metade de nossa composição corporal.

Do que é feito um tecido mole?

A matriz extracelular de nossos tecidos moles é constituída principalmente por elastina, colágeno e uma estrutura que garante a hidratação, chamada estrutura fundamental ou substância amorfa.

No tecido mole, também podemos encontrar fibroblastos e suas variações. Essas células produzem as substâncias de propriedades mecânicas da matriz celular.

Complicações nos tecidos moles da boca

Os tecidos moles da boca estão propensos a diversas lesões e feridas. Essas lesões podem ter diversos aspectos e colorações.

Quando uma ferida na boca não se cura num período de 10 dias, o ideal é consultar um profissional. Mesmo se ela for benigna, quando é estimulada por fatores externos, podem evoluir para uma lesão maligna.

Aqui iremos listar as lesões mais comuns em tecidos moles da cavidade bucal:

  1. Fibroma – é o tumor mais recorrente nos tecidos moles bucais.  Ele fica localizado principalmente na mucosa jugal, mas também pode aparecer na mucosa labial, língua e gengiva. A lesão apresenta-se como um nódulo rosa, de superfície lisa e coloração semelhante à mucosa adjacente.
  2. Epúlide fissurada – essa patologia é principalmente ao uso de dentaduras. Ela se desenvolve em associação com as bordas das próteses, uma vez que a mesma é mal aplicada. O tratamento consiste em uma remoção cirúrgica da lesão. Em seguida, deve ser confeccionada uma nova prótese para que o problema não volte a acontecer.
  3. Fibromatose – a fibromatose dos tecidos moles da cabeça e pescoço apresenta-se como massa firme e indolor. O crescimento do tumor é rápido, ocorrendo principalmente em crianças e adultos jovens. Observada na região da mandíbula, o tumor pode atingir um tamanho considerável. Normalmente ele ocasiona a destruição dos ossos subjacentes.

Algumas dessas patologias têm o diagnóstico clínico, outras necessitam de biópsia para se definir a conduta a ser adotada. Da mesma forma, o tratamento pode ser clínico-medicamentoso ou através de remoção cirúrgica.

A verdade é que a higiene e os cuidados bucais tem grande influência na aparição desses tumores, por isso, cuide muito bem da sua boca.

Os tecidos moles correspondem a quase metade de nossa composição corporal, e agora você já sabe a importância deles para nosso organismo e para nossa saúde bucal.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.