Conheça a ação da Tannerella Forsythia na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Bactéria é uma das responsáveis pelo desenvolvimento de doença periodontal

Que as bactérias prejudicam a vitalidade dos elementos presentes na nossa boca, como gengiva e dentes, muita gente sabe. Contudo, é comum que as pessoas descuidem da higiene oral e, consequentemente, permitam a proliferação de microrganismos nocivos como a Tannerella Forsythia.

Você conhece a Tannerella Forsythia, bactéria nociva que coloca em risco a nossa saúde oral?

Tannerella forsythia é uma bactéria anaeróbica e gram-positiva que se acumula na cavidade oral e pode ser responsável pelo desenvolvimento de doenças odontológicas.

Ação da Tannerella Forsythia

Esse microrganismo periodontopatógeno é uma das grandes ameaças para as gengivas.

Isso porque ele está diretamente relacionado com a propagação de doença periodontal.

A doença periodontal ataca da gengiva até o osso alveolar. Ela pode ser dividida em fases, que vão das mais leves até as mais graves.

Dessa maneira, a bactéria atua danificando o tecido gengival, causando a inflamação. Além disso, sua presença na cavidade bucal também compromete as estruturas de sustentação do dente.

Elas são: ligamento periodontal, cimento e osso alveolar.

Por isso, os casos mais avançados de doença periodontal, que recebem o nome de periodontite, podem até mesmo levar à perda dentária.

Causas da Doença periodontal

O acúmulo de bactérias na boca como a Tannerella forsythia, grande responsável pelo aparecimento dessas doenças, é possibilitado pela falta de uma higiene oral adequada.

Ainda, a ingestão excessiva de alimentos com grandes quantidades de açúcar, por exemplo, também representam um risco para a saúde de nossas bocas e dentes.

Fases da Doença Periodontal

A fase mais branda da doença periodontal recebe o nome de gengivite.

Essa doença conta com sintomas como o inchaço e sangramento das gengivas, além de dor e desenvolvimento de mau hálito.

Já a periodontite consiste na fase avançada da gengivite.

Essa doença bucal compromete todos os os tecidos de suporte ao redor do dente, sendo os ligamentos periodontais são os mais afetados.

Entre seus sintomas mais graves, podemos citar a perda dentária e a formação dos dolorosos abscessos dentários.

Além disso, é importante ressaltar que essa fase da doença é incurável.

Contudo, isso não significa que o paciente que sofre de periodontite não deve passar por um tratamento junto ao dentista. Nesses casos, o tratamento visa controle do avanço da doença e seus sintomas.

Assim, esse tratamento pode ser cirúrgico ou não-cirúrgico.

Os métodos cirúrgicos incluem aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, que visa fortalecer o dente, e a regeneração tecidual.

Os métodos não-cirúrgicos incluem limpeza dentária para remoção das bactérias, e raspagem e alisamento radicular.

Como Evitar a Doença Periodontal?

A melhor maneira de impedir a ação de microrganismos nocivos como a Tannerella Forsythia em nossa boca, é mantê-la devidamente higienizada.

Por isso, é recomendado que a escovação dos dentes seja feita, ao menos, três vezes por dia.

Ainda, o paciente deve se utilizar de instrumentos como o fio-dental e o enxaguante bucal, uma vez que são boas maneiras de eliminar as bactérias que se mantiveram na boca, mesmo após finalizada a escovação.

Por último, mas não menos importante, deve-se realizar visitas periódicas ao consultório odontológico!

Desse modo, o profissional poderá ensinar melhores formas de manter bactérias como a Tannerella Forsythia bem longe de sua boca!

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.