Tandy é pioneira no mercado de creme dental infantil

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O Gel Dental Tandy é um importante símbolo da saúde bucal infantil

O cuidado com a saúde bucal deve começar desde cedo! Com o intuito de cuidar da saúde das crianças surgiram, ao longo do tempo, diversas marcas de creme dental infantil. Entre elas, e talvez a mais famosa, a Tandy.

Entender os cuidados que envolvem o tratamento e higiene bucal das crianças, como o uso de pasta de dente infantil, é essencial. Neste quesito, a Tandy foi uma das marcas que revolucionou o mercado.

Tandy surgiu no Brasil em 1989 como um produto original. Trata-se de um creme dental elaborado especificamente para crianças, não abrasivo e com flúor ativo.

O Gel Dental Tandy foi pioneiro no país, sendo o primeiro gel dental infantil do mercado nacional.

Além da fórmula inédita, também contava com sabores diferenciados, lançando tendência e consolidando o modelo de creme dental infantil com flúor.

O Gel Dental Tandy é uma fabricação da gigante Colgate, lançado no mercado nacional com dois sabores originais: Morango e Tutti Frutti.

Características do Gel Dental Tandy

O Gel Dental Tandy marcou a infância de muitas crianças da década de 90, sendo reconhecido até hoje.

Sua característica mais marcante às crianças era (e ainda é), de longe, o sabor da pasta de dente, que hoje em dia conta também com o sabor uva.

Devido ao sucesso de seus sabores, o creme dental Tandy foi visto pelas crianças, muitas vezes, como um atrativo não apenas para a higienização bucal, mas para a degustação.

O que, apesar de ser um problema, marcou a memória dos pequenos. Não à toa, a marca ganhou o slogan “gostinho de infância que protege”.

De acordo com informações da própria marca, a pasta infantil promete baixa abrasividade, proteção conta cárie e fortalecimento do esmalte dos dentes devido ao flúor ativo.

Além disso, garante a promoção do bom hábito da escovação, consequência dos sabores agradáveis da fórmula.

Também é uma recomendação da marca que na hora de escovar o dente com creme dental infantil Tandy, que a limpeza dure em média 2 minutos.

Principais Características da Pasta de Dente Infantil

Você já parou para se peguntar qual é a real diferença entre a pasta de dente infantil e a pasta de dente “de adulto”? Será que é só a cor? O sabor? Será que a limpeza proporcionada por elas é a mesma?

A pasta de dente infantil é um creme dental que possui características desenvolvidas especialmente para o uso das crianças. Ela pode se diferenciar pela coloração, cheiro e gostos diferentes de uma pasta de dente comum.

Além da principal diferença: a quantidade de flúor.

Diversos tipos, cores, tamanhos e sabores de pasta de dente infantil são encontrados nas prateleira do supermercados e farmácias.

As pastas de dentes para crianças possuem essas características, pois as tornam mais atrativas para os pequenos. Principalmente àqueles que não gostam do momento da higienização bucal.

A criança pode se sentir mais atraída por um creme dental com sua cor preferida, por exemplo. Ou então por um cheiro chamativo, ou pelo gosto saboroso que uma pasta de tutti-frutti pode oferecer.

Entretanto, a principal diferença do creme dental de um adulto para o creme dental infantil é a quantidade de flúor presente na substância.

Flúor

O flúor é um agente químico encontrado no creme dental, tanto adulto como infantil.

O uso de pasta de dente com flúor é essencial na proteção dos dentes contra a cárie. Esse agente químico atua por meio da maturação do esmalte dentário, fortalecendo sua estrutura.

Até mesmo as crianças devem fazer uso de cremes dentais com flúor.

Daí se dá o grande marco do Gel Dental Tandy no mercado de pastas de dentes infantis. Afinal, apresentava uma quantidade recomendada de flúor para a utilização das crianças.

Desse modo, a grande diferença entre a pasta de dente infantil e a comum, é a concentração de flúor em cada creme dental. Geralmente, os cremes dentais infantis possuem um concentração mais baixa de flúor.

Fluorose

Em contrapartida, o consumo excessivo de flúor pode desencadear a fluorose dentária.

Essa condição é caracterizada por manchas no esmalte dos dentes. Ela se dá pelo excesso de doses de flúor, que vai além do recomendado para promover a proteção e combate à cárie, normalmente, quando ocorre sua ingestão.

As crianças menores de seis anos de idade são o público mais atingido pela fluorose. Isso porque a quantidade de flúor recomendada para esse grupo é diferente do que se é recomendado aos adultos.

Além de serem um público muito mais propício à ingestão do creme dental.

De acordo com a Associação dental Americana a recomendação para flúor em pastas dentais é entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão).

Quantidade Certa Durante a Escovação

Portanto, conclui-se que na hora da higienização bucal é preciso atenção à quantidade de pasta de dente aplicada na escova. Para essa medição leva-se em conta a idade.

Vale ressaltar que a higienização bucal deve estar presente em todas as fases da vida.

Quando ainda sem dentes, a higienização pode ser realizada com o auxílio de gaze. No entanto, a partir do aparecimento do primeiro dente, a limpeza através da escovação é importante.

  • Para crianças de zero a 2 anos de idade: a quantidade ideal de pasta de dente nesse caso é uma quantidade proporcional a meio grão de arroz;
  • Para crianças entre 2 a 6 anos de idade: nesse caso já pode-se utilizar uma quantidade proporcional à um grão de arroz completo;
  • Para crianças acima de 6 anos de idade: a partir dessa idade já não existe diferenciação de quantidade de creme dental em relação ao adulto, por exemplo. Todavia, a quantidade recomendada é o equivalente ao tamanho de uma ervilha.

Cuidados dos Pais

O sabor de fruta de cremes dentais, como o Gel Dental Tandy, pode ser um atrativo no momento da escovação infantil. Porém, os pais devem tomar os cuidados necessários para evitar a ingestão do produto pela criança.

Para isso, é recomendado o acompanhamento dos pais no processo de escovação dos filhos até os 7 anos de idade.

A ingestão de creme dental pode apresentar perigos à saúde da criança e não é totalmente inofensiva.

Isso se dá devido ao flúor presente no creme dental que, apesar de possuir um papel importante na escovação e proteção contra a cárie, se ingerido em grandes quantidades pode causar uma intoxicação por creme dental.

Importância da Odontopediatria

Dessa forma, além de participar e auxiliar a criança no momento da escovação, é essencial que os pais procurem auxílio do odontopediatra para que haja uma análise da saúde bucal da criança.

Afinal, é o especialista odontopediatra que poderá irá avaliar as necessidades individuais da criança. Além disso ele poderá orientar sobre a forma mais adequada de higienização indicada para a idade e o caso específico dela.

A depender do caso de cada criança, geralmente quando ela possui o hábito de ingerir creme dental durante a escovação, o odontopediatra poderá indicar o uso de creme dental sem flúor.

Agora que você já conhece mais a respeito do Gel Dental Tandy, as características da pasta de dente infantil e o cuidado com a higienização bucal das crianças, marque uma consulta de rotina com um odontopediatra!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.