Uso do Spidufen no controle da dor nos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Remédio contendo ibuprofeno é utilizado para diminuir dores nos elementos da arcada dentária

Dizem que dores nos dentes estão entre as piores existentes. É por isso que, ao sentir dor nos dentes, é comum que as pessoas procurem por medicamentos. No mercado existem diversos deles, e um dos mais comuns é o spidufen.

Conheça mais sobre as características do medicamento spidufen, seu funcionamento e utilização na odontologia.

Spidufen é um medicamento que tem como princípios ativos o ibuprofeno e a arginina.

Utilização do Spidufen na odontologia

Muitas pessoas se perguntam para quê serve o spidufen. Esse medicamento é indicado para o alívio de dores leves e moderadas.

Dessa maneira, o spidufen na odontologia é recomendado em casos de dores nos dentes. Além disso, o medicamento também pode ser indicado no pós-cirúrgico odontológico.

Entre os tipos de problemas odontológicos que podem ser diminuídos pelo uso de spidufen para dores nos dentes, estão:

  • Dor posterior à cirurgia ortodôntica;
  • Dor após remoção de um elemento da arcada dentária;
  • Dor provocada pelo nascimento de um dente terceiro-molar, também conhecido como dente do siso.

Funcionamento do Spidufen

O medicamento atua na inibição das substâncias responsáveis por provocar dor e inflamação. Para isso, ele conta com os princípios ativos que recebem o nome de arginina e ibuprofeno.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal. Assim, isso significa que não é derivado de hormônios.

Como utilizar o medicamento?

A ingestão do spidufen se dá por via oral. A substância vem em textura granulada. Portanto, a bula do spidufen indica que para tomar o medicamento, deve-ser diluir o mesmo em meio copo de água ou outro líquido.

É necessário agitar a solução e ingeri-la de forma imediata. O momento mais recomendado para essa ingestão é logo após uma refeição ou, até mesmo, durante elas.

Isso porque a medida reduz a chances de algum tipo de distúrbio gástrico proveniente dessa ingestão.

Quando devo visitar o dentista?

Em alguns casos, mesmo após a ingestão do medicamento, a dor de dente não cessa. Desse modo, é importante visitar o dentista mais próximo para análise e diagnóstico de possíveis problemas odontológicos.

Assim, preste atenção em casos de:

  • Dor que não melhora após 2 dias;
  • Sintomas de infecção, como inchaço, vermelhidão, alterações no paladar;
  • Dor acompanha de febre acima de 38ºC;
  • Dor acompanhada de dificuldade para respirar ou engolir.

Automedicação representa riscos para a saúde do paciente

Automedicação consiste no hábito de ingerir remédios sem a prescrição de um profissional responsável.

Contudo, a prática pode acarretar malefícios para a saúde do paciente, envolvendo tanto a sua saúde bucal, quanto a sua saúde geral.

Como exemplo, podemos citar o risco de intoxicação. Isso porque é comum que quadro como esses estejam relacionados ao uso de substâncias anti-inflamatórias, como o ibuprofeno.

Ainda, essa substância presente no medicamento spidufen pode provocar quadros de alergia e até mesmo aumentar o risco do problemas cardíacos.

Dessa maneira, o paciente deve consultar um dentista antes de consumir medicamentos como o spidufen. Isso porque o profissional poderá recomendar a dosagem e horário de ingestão ideais para cada caso.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.