Soluções irrigadoras em tratamentos endodônticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como é a atuação dessas substâncias durante a realização de procedimentos endodônticos

O controle da infecção no sistema de canais radiculares é um fator preponderante no prognóstico do tratamento endodôntico. Por isso, existem as soluções irrigadoras em endodontia.

Sempre que há alteração por cárie, fratura, trauma dentário, trauma ortodôntico ou qualquer outra patologia dessa natureza, pode ser necessário a realização de um tratamento endodôntico acompanhado das soluções irrigadoras.

Soluções irrigadoras são substâncias geralmente utilizadas na preparação biomecânica do canal radicular, que apresentam propriedades químicas específicas para cada caso em particular.

Qual é a finalidade da utilização de soluções irrigadoras?

Soluções irrigadoras em odontologia podem ser utilizadas para as mais variadas finalidades. Entre as principais delas, podemos citar:

  • Lubrificar as paredes radiculares, facilitando a instrumentação e ação do dentista;
  • Eliminar a flora bacteriana ou qualquer microrganismo nocivo;
  • Remover a camada residual da região;
  • Eliminar resíduos pulpares, sangue e raspas da dentina;
  • Diminuir a tensão residual das paredes do canal radicular.

Logo, para ser considerada uma solução irrigadora funcional, é necessário que a substância possua algumas propriedades, como por exemplo:

  • Permeabilidade dentinária;
  • Poder bactericida;
  • Biocompatibilidade;
  • Ser hidrossolúvel, para facilitar a sua limpeza;
  • Poder para dissolver tecidos.

Como ocorre a irrigação radicular?

O importante é ressaltar que a irrigação radicular ocorre em 3 momentos distintos. Previamente a instrumentação é realizada biopulpectomia e a necropulpectomia.

No primeiro procedimento acontece uma penetração mecânica asséptica do canal radicular. Enquanto no segundo, o objetivo é a neutralização parcial de produtos tóxicos e restos orgânicos.

Durante a instrumentação, o propósito é a manutenção da umidade nas paredes do canal. Desse modo, favorecendo o trabalho do dentista.

Por fim, após a instrumentação, o dentista utiliza os irrigadores endodônticos para remover detritos mecânicos, evitando seu acúmulo sobre o coto pulpar ou tecidos periapicais.

Soluções irrigadoras mais utilizadas na endodontia

Agora iremos listar as soluções irrigadoras mais utilizadas na endodontia:

  • Hipoclorito de sódio;
  • Clorexidina ou CHX;
  • Detergentes sintéticos;
  • Quelantes.

Um pouco mais sobre a endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Em casos de cárie, fraturas dentárias, trauma dentário ou ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras doenças, o tratamento endodôntico é o mais indicado.

O tratamento de canal, como é popularmente conhecido, é exercido por um profissional especializado em endodontia.

Dependendo da sua complexidade e gravidade, também pode ser necessária a intervenção de profissionais de outras áreas.

O tratamento endodôntico é feito na parte interna do dente, ou seja, em seu canal. Assim, trata-se da extração da polpa.

Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto, como ocorre em casos de necrose pulpar.

Após a remoção, o endodontista preenche o canal com a obturação, uma placa que protege a abertura de outras infecções e bactérias. Com essa técnica, o dentista mantém a funcionalidade e estética do dente.

O tratamento e o número de sessões necessárias para seu êxito dependerá da avaliação do dentista. Entretanto, em todos os casos é necessária a atuação de soluções irrigadoras.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.