Necrose Pulpar afeta a polpa e pode matar o dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Seu dente pode morrer sem que você ao menos perceba

O dente é formado principalmente por três tecidos, o esmalte, a dentina e a polpa. Problemas nessa última estrutura podem causar necrose pulpar.

Quando ocorre a necrose pulpar o dente morre sem que você perceba. Muitas vezes esse problema só é notado pela pessoa pois ele proporciona uma leve descoloração do dente, que fica com uma aparência diferente dos demais.

A necrose pulpar é a falência do sistema de nervos e irrigação sanguínea do dente que ficam na região chamada de polpa dental. Quando isso acontece, o sistema vascular e nervoso que traz vitalidade ao dente para de funcionar, ou seja, o dente morre.

O processo é assintomático, logo, o afetado não sente dor. Muitas vezes a necrose na polpa dentária começa a incomodar apenas quando alcança a estrutura de suporte do dente. Assim, ocorre o surgimento de alta sensibilidade e inchaço local.

O que causa necrose pulpar

A necrose pulpar resulta da evolução de um inflamação na polpa dentária. Assim, qualquer estímulo que possa provocar uma inflamação mais forte que a defesa da polpa pode ser considerado um causador da doença.

Bruxismo, traumatismos e cáries não tratados, periodontites, irritações químicas e até mesmo a idade avançada pode desencadear o problema.

Diagnóstico

A princípio é bem difícil constatar a necrose, e até mesmo quando começam os incômodos, existe uma dificuldade por parte do paciente para identificar a natureza da dor.

O diagnóstico é realizado a partir de exames complementares. Uma técnica comum é estimular o possível dente afetado com temperaturas quentes ou frias, enquanto o dentista observa as reações do paciente.

A dor pode durar alguns minutos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Porém, se ela demorar a passar ou o dente não responder, possivelmente o paciente está com uma pulpite irreversível ou com o dente necrosado.

Quando o caso é reversível, a dor acaba assim que o profissional para de estimular o dente. Mas quando o quadro é irreversível, o paciente precisa passar por um procedimento cirúrgico para se livrar do problema.

Tratamentos para necrose pulpar

Realizar o tratamento de canal é a principal solução para dente necrosado.  O tratamento endodôntico consiste na remoção do tecido pulpar necrosado ou contaminado.

A partir daí o caminho está livre para que o profissional possa realizar a limpeza e desinfecção do interior do canal e selá-lo com material obturador.

Quando o tratamento de canal é satisfatório, a lesão vai diminuindo com o tempo e assim o osso pode ocupar novamente a região afetada. O pós operatório pode exigir com que o paciente consuma remédios como analgésicos e antibióticos.

Prevenção

A prevenção da mortificação pulpar se dá principalmente a partir de uma excelente higiene bucal. Assim, é necessário realizar  a escovação após as refeições e utilizar o fio ou da fita dental.

Também é necessário que o paciente  realize visitas periódicas ao dentista. Com isso, ele poderá identificar possíveis cáries ou outros agentes irritantes da polpa no início do processo e, assim, evitar a necrose pulpar.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.