Sistema Ertty é tratamento para má oclusão classe II

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sistema odontológico tem foco na correção de má oclusão dentária

A má oclusão dentária, em geral, tem causas genéticas. Esse problema conta com diversos tratamentos dentro da odontologia. Um deles é o Sistema Ertty.

Conheça mais sobre o Sistema Ertty e como ele auxilia pacientes com má oclusão dentária.

Sistema Ertty é um sistema de forças biomecânicas que promove a distalização dos dentes molares superiores.

O que é distalização dos molares?

A distalização de molares consiste no uso de instrumentos que melhoram a oclusão e o encaixe dentário dos molares da arcada dentária.

Para isso, é realizada movimentação dentária, de forma que se obtenha espaços através dos deslocamento à distal dos dentes molares (últimos dentes da arcada).

Os métodos distalizadores têm como vantagem o fato de não serem invasivos. Ainda, esse tratamento traz a adequação do encaixe, garantindo a estética, a função fonética e função mastigatória.

Além disso, os tratamentos com distalizadores evitam problemas futuros. Alguns exemplos são:

  • Maior desgaste dos dentes;
  • Dores de cabeça;
  • Má postura;
  • Alteração na aparência facial;
  • Aumento no risco de doenças orais, como a cárie;
  • Perda precoce de dentes definitivos;
  • Dores no pescoço;
  • Dores no maxilar e na mandíbula;
  • Limitação da abertura bucal;
  • Dificuldades de respiração;
  • Dificuldades de fala;
  • Problemas na coluna.

Características do Sistema Ertty

O aparelhos dos Sistemas Ertty são constituído por:

  • Barra transpalatina modificada;
  • Fio retangular de aço 0,018” x 0,025”. A adaptação desse fio ocorre do lado oposto àquele no qual haverá a distalização;
  • Fio redondo de aço 0,016” ou 0,018”, passando por todos os braquetes;
  • Elástico de Classe II.

Posteriormente à distalização com essa ferramenta, algumas etapas do tratamento ainda devem ser completadas.

Isso porque os processos de ancoragem e estabilização da arcada dentária são indispensáveis. Por isso, se torna necessária a utilização de outros aparelhos adicionais.

Ainda, é importante ressaltar que a ativação desse sistema ocorre antes de sua inserção na cavidade oral, dispensando ativações adicionais.

Isso significa que o resultado positivo se torna mais independente do comportamento cooperativo do paciente.

Indicações do Sistema Ertty

O processo que se utiliza de aparelhos dos Sistemas Ertty é indicado para casos de problemas na oclusão dentária.

Os pacientes em casos de má oclusão de classe II são os mais beneficiados com essa técnica.

Na oclusão dentária de classe II, a parte superior da arcada dentária é muito maior quando comparada com a parte inferior, sendo acompanhada do avanço do maxilar

Dessa maneira, a cúspide mésio-vestibular do primeiro dente molar superior permanente se encontra ocluída a frente do sulco mésio-vestibular do primeiro dente molar inferior permanente.

Caso o paciente tenha mais de 17 anos de idade, é recomendado que seja extraído o terceiro molar do lado a ser distalizado.

Além disso, é importante ressaltar que o quadro clínico de má oclusão é analisado a partir da classificação de angle. Isso porque esse é um método utilizado para avaliar a oclusão dentária do paciente.

Ademais, esse tratamento da ortodontia pode ser utilizado em alguns casos de DTM. Por isso, procure um dentista para avaliar, caso passe por casos de má oclusão dentária.

Você pode precisar de tratamento utilizando o Sistema Ertty. Inclusive, é sempre benéfico ressaltar que quanto antes for iniciado o tratamento, mais potencializados são os resultados.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.