Síndrome de Silver-Russel pode afetar a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra qual é o protocolo de atendimento para pessoas com essa condição

Você já ouviu falar sobre a síndrome de Silver-Russel? Trata-se de uma condição bastante incomum, ocorrendo em apenas 1/50.000 e 1/100.000 nascimentos.

A causa exata da síndrome de Silver-Russel ainda é desconhecida. Entretanto, muitos especialistas apontam que que se trata de um erro nos genes maternos.

Síndrome de Silver-Russel é um distúrbio de crescimento extremamente raro. Por isso, também é conhecida como nanismo de Silver-Russel. Em resumo, a anomalia ocorre pois o paciente recebe duas cópias de cromossomo 7 da mãe em vez de uma de cada pai, como é o convencional.

Além disso, é uma das poucas formas de nanismo considerados tratáveis. Entretanto, essa condição varia bastante, de caso para caso.

Diagnóstico e sintomas da síndrome de Silver-Russel

Infelizmente não existe um teste específico para determinar se a pessoa possui a condição ou não. Assim, geralmente o paciente só é diagnosticado após o nascimento, quando ele costuma apresentar sintomas como:

  • Peso ao nascer menor que 2,8 kg;
  • Problemas com alimentação. Geralmente a criança não sente vontade de se alimentar;
  • Hipoglicemia;
  • Transpiração excessiva da criança, principalmente durante a noite;
  • Tom de cinza ou palidez na pele;
  • Tom azulado no branco dos olhos durante a infância;
  • Assimetria corporal;
  • Circunferência da cabeça desproporcional ao restante do corpo;
  • Crescimento extremamente demorado;
  • Manchas café na pele.

Já quando a criança fica mais velha, é possível observar outros sintomas, como:

  • Puberdade precoce;
  • Tônus muscular baixo;
  • Alto índice de refluxos gástricos;
  • Prisão de ventre

Além disso, é importante ressaltar a influência da síndrome de Silver-Russel na odontologia.

Muitas crianças com essa condição costumam nascer com o rosto triangular, com a mandíbula extremamente pequena e o queixo pontiagudo.

Essa característica pode causar problemas oclusais, disfunções na ATM e impulsiona o surgimento de cárie e doenças periodontais.

Atendimento odontológico a pacientes com síndrome de Silver-Russel

O atendimento odontológico a pacientes com síndrome de Silver-Russel pode ser desafiador. Isso porque pacientes com essa condição estão duas vezes mais propensos a desenvolver problemas bucais.

Os problemas de oclusão podem facilitar o acúmulo de detritos alimentícios nas regiões interdentais. Além disso, pacientes que sofrem com a síndrome tendem a ranger os dentes frequentemente, desenvolvendo o bruxismo.

Problemas como cárie e doenças periodontais podem ser recorrentes devido ao comprometimento  do sistema imunológico dessas pessoas.

Assim, o ideal é que o dentista tenha atenção redobrada no atendimento e recomende uma rotina de cuidados especiais ao paciente ou seus responsáveis.

Tratamento para a síndrome de Silver-Russel

Como dissemos, a síndrome de Silver-Russel é uma das poucas condições de nanismo consideradas tratáveis. Ela pode ser administrada por meio de terapia com hormônio do crescimento.

Geralmente, o paciente toma injeções diárias desde os dois anos de idade até a adolescência. Outra alternativa bastante utilizada é o suporte diferenciado nas áreas onde a criança demonstra dificuldades.

Isso pode ocorrer por meio de:

  • Fisioterapias;
  • Fonoterapia;
  • Terapia ocupacional;
  • Plano de educação individualizado.

Agora você já conhece um pouco mais sobre a síndrome de Silver-Russel e entende como ela pode influenciar na saúde bucal de pessoas com essa condição.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.