Entenda o uso do hormônio do crescimento na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Hormônio estimula o crescimento humano e pode ser utilizado em procedimentos odontológicos

O corpo humano é repleto de substâncias que, após serem estudadas e analisadas, se revelam capazes de promover a saúde bucal, mesmo que sua função original não seja essa. Um exemplo é o uso de hormônio do crescimento na odontologia.

Contudo, é preciso estar atento ao uso adequado do hormônio do crescimento em procedimentos odontológicos. Entenda sua funcionalidade e como ele pode auxiliar a saúde oral.

O hormônio do crescimento, como o próprio nome já diz, atua no estímulo ao crescimento e a reprodução celular em humanos e alguns outros animais vertebrados.

Avanços nos estudos referentes a funcionalidade do GH revelaram que ele pode ser utilizado na realização de tratamentos e procedimentos na área da saúde. Isso inclui a odontologia.

Relação entre odontologia e hormônio do crescimento

A principal relação entre hormônio do crescimento e odontologia está na possibilidade da substância ser utilizada como um osteocondutor para a reconstrução óssea.

Em geral, a reconstrução óssea é necessária para uma grande quantidade de procedimentos odontológicos. Entre eles, podemos citar:

  • Reparo de fraturas ósseas;
  • Implantes dentários;
  • Regeneração óssea guiada;
  • Tratamento de nanismo de mulibrey;
  • Enxertos ósseos;
  • Reparo de feridas;
  • Preservação de alvéolo;
  • ATM.

Assim, esses hormônios na odontologia atuam como reguladores do crescimento e remodelamento ósseo. Isso porque eles exercem efeitos sobre células como os condrócitos, os osteoclastos e os osteoblastos.

Além disso, a reconstrução óssea se destaca no ramo da cirurgia bucomaxilofacial.

Esta se trata de uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças que afetam a cavidade bucal, face e pescoço.

Dessa maneira, as patologias envolvem traumatismos e deformidades da mandíbula, do maxilar, da face e do trágus a pirâmide nasal.

Além disso, o tratamento de tumores, cistos, manifestações associadas a doenças sistêmicas pode estar associado com o trabalho desse profissional.

Esse é o ramo da odontologia que está mais perto da medicina. Por isso, muitos hospitais contam com estes cirurgiões em sua equipe.

Em casos de grandes abscessos que afetam as estruturas do pescoço, por exemplo, eles são os mais indicados para fazer a drenagem.

quando falamos em enxertos ósseos, o GH apresenta uma série de vantagens em sua atuação como biomaterial. A menor morbidade, sua grande disponibilidade e a maior aceitação pelo organismo do paciente são exemplos.

Um enxerto ósseo consiste em uma cirurgia que visa recriar o osso perdido por alguma alteração na cavidade bucal.

Uma vez que o osso pode ficar mole ou fino, o procedimento possibilita a recuperação da estética e das funções de sustentação da boca.

Riscos do uso do hormônio de crescimento

Não se pode confundir o uso do GH em procedimentos odontológicos com o uso indiscriminado da substância por pacientes.

Isso porque é comum que algumas pessoas procurem por esse hormônio para aumentar sua força física e seus músculos. Contudo, essa atitude pode ser muito prejudicial, inclusive para a saúde oral.

Como efeito negativo do uso excessivo e não indicado por médico especializado do hormônio do crescimento, podemos citar o crescimento desordenado dos ossos da face, incluindo o aparecimento de diastemas na cavidade oral.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!