Síndrome de Noonan causa problemas à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A síndrome de Noonan afeta várias partes do organismo, inclusive a boca

O gigantismo é uma doença rara e faz o corpo desenvolver o hormônio do crescimento em excesso. Na odontologia, a macrodontia possui as mesmas características. Mas e a síndrome de Noonan, ela também está ligada à odontologia?

Sim! Pacientes que sofrem com a síndrome de Noonan estão sujeitos a alterações bucais. Dentistas precisam estar alertas e saber lidar com essa síndrome.

A síndrome de Noonan é um problema de origem genética, que acontece em decorrência de uma mutação cromossômica. Ela é conhecida pela deficiência no crescimento, que faz com que a pessoa tenha uma estatura baixa.

Sintomas da síndrome de Noonan

Além da baixa estatura, os pacientes apresentam:

  • Maxilar estreito;
  • Mandíbula pequena;
  • Microdontia;
  • Desalinhamento dos dentes;
  • Olhos muito separados;
  • Orelhas em formato anormal;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Pescoço alado;
  • Deformidade torácica;
  • Cardiopatia congênita;
  • Genitálias pouco desenvolvidas.

Tipos de nanismo

Há dois tipos de nanismo:

Nanismo proporcional ou pituitário

As partes do corpo são menores. No entanto, são proporcionais à altura da pessoa.

Nanismo desproporcional ou acondroplásico

Ao contrário da anterior, o nanismo desproporcional faz com que o paciente tenha um tamanho assimétrico, pois algumas partes do corpo possuem o tamanho que seria esperado.

Causa do nanismo

Não existe uma causa direta. A síndrome de Noonan acontece pela combinação de fatores hereditários, do sistema neuroendócrino, do contexto ambiental e da qualidade de nutrição.

Tratamento da síndrome

Embora a síndrome não tenha cura, é preciso realizar um acompanhamento médico porque essas pessoas estão sujeitas a algumas disfunções.

Os tratamentos mais recorrentes são:

  • Cirurgia para corrigir distúrbios relacionados ao crescimento de alguns ossos ou para consertar a postura da coluna;
  • A terapia hormonal é requisitada nas ocorrências em que houve a deficiência do hormônio de crescimento. Ela é efetuada através de injeções diárias do hormônio, que auxiliam o paciente a estimular o crescimento.

Síndrome de Noonan e Odontologia

Agora, vamos expor a relação entre síndrome de Noonan e odontologia.

Como dissemos, os pacientes com nanismo apresentam hipoplasia da mandíbula, desalinhamento dos dentes, microdontia e ainda possuem uma predisposição genética ao desenvolvimento do dente de Turner.

Hipoplasia da mandíbula

A hipoplasia da mandíbula é caracterizada pela retração do osso. Para sanar o problema, é necessário a realização de uma cirurgia ortognática, que o reposicionará.

Basicamente, a técnica coloca os maxilares na posição certa.

Ela garante as funções da articulação temporomandibular, dos tecidos da boca, da respiração, da fonética, da mastigação, da oclusão, da deglutição e, por fim, assegura a estética facial.

Desalinhamento dos dentes

O desalinhamento dos dentes é quando eles se encontram fora da posição. Assim, o profissional terá de alinhá-los. O procedimento é feito por meio de aparelhos fixos ou móveis ou cirurgias.

Microdontia

A microdontia é a condição na qual os dentes ficam com um tamanho inferior ao normal. Como consequência, causam diastema e má oclusão.

Por isso, o dentista deverá fazer ajustes estéticos no dente, recobrindo o dente com materiais de resina ou de porcelana, e efetuar tratamentos ortodônticos, que podem estar acompanhados do uso de aparelhos fixos.

Dente de Turner

O dente de Turner ocorre quando um dente permanente sofre hipoplasia do esmalte, isto é, não há a formação completa do esmalte do dente, deixando-o exposto.

Em casos mais brandos, o dentista pede que o paciente use cremes dentais especiais que ajudarão no fortalecimento do esmalte. Nos mais graves, será feito enchimento dentário ou será colocado implantes no local.

Portanto, a síndrome de Noonan, por si só, traz alguns problemas ao paciente, que acometem diversas partes do seu corpo. A melhor forma de ter uma ótima qualidade de vida é buscando tratamento multidisciplinar.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.