Macrodontia deixa o dente com tamanho anormal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além disso, danifica também os outros dentes da boca

Quando nossos dentes estão se desenvolvendo, alguns distúrbios podem acontecer. Um deles é a taurodontia, que faz a estrutura dentária ficar mais retangular, semelhante ao dente de um animal. E agindo de maneria parecida, há a macrodontia.

A macrodontia está normalmente ligada a outras síndromes. É mais comum que aconteça unilateralmente, ou seja, em um lado só da boca.

A macrodontia, como o próprio nome diz, é uma disfunção na formação do dente que faz com que ele tenha um tamanho maior que o normal. E por ser maior que o normal, ele causa uma série de problemas para a saúde bucal, já que a anormalidade atinge o espaço dos outros dentes, por exemplo.

Consequências da macrodontia

Como o elemento dental é maior, além de ser comum que haja uma deficiência em seu desenvolvimento, o macrodente apresenta uma predisposição maior em ter cárie.

A arcada dentária não está adaptada para receber esses dentes.

Portanto, a oclusão fica comprometida, pois os dentes não conseguem se encaixar como deveriam. E dentre os problemas de oclusão estão os voltados à ortodontia e à mordida cruzada.

Por fim, o dente gigante afeta a estética do sorriso, por se destacar como uma anomalia dentária, sendo muito diferentes dos outros.

Cárie

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Isso perfura o esmalte do dente, forma placas duras e com coloração escura.

Dependendo da profundidade, causam dor e desconforto nos dentes.

Mordida cruzada

A mordida cruzada é uma desarmonia da oclusão. Então, quando vamos morder algum alimento, nossos dentes não se encontram como deveriam. Portanto, isso faz com que a arcada superior fique desalinhada com a inferior.

Causas da macrodontia

Como dissemos, a macrodontia está associada a síndromes, principalmente ao gigantismo. Essa doença faz o corpo produzir o hormônio do crescimento em excesso. Assim, algumas partes do corpo crescem desproporcionalmente.

Tratamento para o macrodente

Existem diversos tratamentos para os problemas causados pelo dente gigante, que irão depender da gravidade da adversidade. Então, as intervenções mais habituais são:

Exodontia

A exodontia é o ramo da odontologia que trata da extração de dentes cirurgicamente. Popularmente carrega o nome de extração dental. Há diversos tipos de extração. A que mais estamos acostumados é com a exodontia simples, que é a remoção convencional do dente.

Aparelho ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos servem para alinhar os dentes, quando eles apresentam algum tipo de má oclusão. Então, restabelecem a estética do sorriso e o funcionamento correto da arcada dentária.

Facetas de resina

As facetas de resina são próteses finas. Elas servem como materiais odontológicos estéticos que cobrem e se fixam em toda a superfície externa de um ou mais dentes.

Comportam-se como uma capa que envolve o dente e se molda para acompanhar o formato dele. Dessa forma, conseguem garantir um sorriso mais gracioso.

Portanto, o dentista consegue remodelar o dente afetado pela macrodontia para que ele fique idêntico a um normal.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.