Tudo sobre a remoção de aparelho ortodôntico fixo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba aqui como é feita a remoção de aparelho ortodôntico e quais cuidados o paciente deve ter

Durante o tempo de uso do aparelho fixo, diversas são as reclamações. Desde dor, incômodo estético até problemas para se alimentar. Contudo, a remoção de aparelho ortodôntico é algo que gera ansiedade nos pacientes.

Todavia, a remoção de aparelho ortodôntico exige alguns conhecimentos do profissional, que explicaremos neste artigo. Além, é claro, da colaboração dos pacientes.

Remoção de aparelho ortodôntico é um dos momentos mais esperados pelos pacientes. É quando os braquetes e todas as estruturas que estão no denta são removidas para encaminhar o fim do tratamento.

Desse modo, é necessário entender que tirar o aparelho não é sinônimo de não ter que se preocupar mais com o bem estar dos dentes.

Sendo assim, existe uma série de cuidados que devem ser tomados e que explicaremos neste artigo.

De tal forma, se você está prestes a remover o aparelho, ou conhece alguém nessa situação, te convidamos a ler este artigo e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Vamos lá?

Quando Deve ser Feita a Remoção do Aparelho Ortodôntico?

É difícil datar com precisão qual é o tempo que o paciente deve utilizar o aparelho ortodôntico uma vez que isto varia conforme o cuidado com a saúde bucal durante o tratamento.

No entanto, existe um período máximo que varia entre alguns meses até dois ou três anos, dependendo do tratamento.

Isso se dá uma vez que cada pessoa tem uma necessidade diferente e possui uma movimentação dos dentes específica.

De tal forma, o aconselhado é perguntar para o dentista quando será retirado o aparelho, sendo ele a melhor pessoa para sanar esta dúvida.

Contudo, é preciso entender que tirar aparelho ortodôntico antes do tempo possui diversas consequências negativas para o paciente.

E dentre elas, a principal é não alcançar o perfeito alinhamento dos dentes, fazendo com que o quadro apresentado no início do tratamento possa voltar e até agravar.

Sendo assim, apesar de ser considerado como chato por muitas pessoas, o aconselhado é fazer o uso do aparelho durante todo o tempo estipulado. Mantendo uma boa saúde bucal e indo regularmente ao dentista.

Como Remover o Aparelho Ortodôntico?

Sendo assim, iremos elencar o passo a passo sobre como remover o aparelho ortodôntico. Confira na lista abaixo:

  1. Para começar é feita a remoção do conjunto de fios e acessórios do aparelho junto da remoção do braquete, que pode sair junto ou então precisar ser removido à parte;
  2. Após isso, é feita uma raspagem supra gengival para começar a retirar os resíduos de resina, no entanto isso é feito apenas em casos que o paciente possui saúde periodontal;
  3. Em seguida é feita a remoção do excesso grosseiro de resina presente nos dentes do paciente com o auxílio de uma broca de acabamento;
  4. Depois disso é feita a remoção da resina fina que ficou grudada ao esmalte dentário com uma broca multilaminada;
  5. Logo em seguida será feito o polimento do esmalte;
  6. Uma vez polido o esmalte, o dentista pode realizar um tratamento gengival junto de uma limpeza para remover tártaro e o excesso da placa bacteriana, evitando problemas ao paciente;
  7. Por fim, pode ser feito um clareamento dental logo em seguida.

Alguns destes passos podem variar entre os profissionais, e o principal deles é o último.

Sendo assim, é possível que o profissional opte por realizar o branqueamento dos dentes no mesmo dia ou então marcar outra consulta.

É válido pontuar que, antes de o procedimento ser concluído e o profissional realizar o tratamento das gengivas e clareamento dos dentes, é preciso remover o aparelho na parte superior e inferior da arcada dentária.

De toda forma, o dentista deve tomar muito cuidado, principalmente ao realizar as raspagens para retirar a resina quando for remover aparelho ortodôntico para não riscar o esmalte dentário do paciente.

Em alguns casos o profissional opta por utilizar um afastador para facilitar na remoção do aparelho e proteger os lábios do paciente de eventuais machucados.

No entanto, normalmente o procedimento de retirada do aparelho não é algo demorado.

Quando Tira o Aparelho, o Dente Fica Manchado?

Uma dúvida que surge quando falamos sobre a finalização do uso do aparelho é a seguinte: quando tira o aparelho o dente fica manchado?

E a resposta para isso é que sim, pode acontecer de o dente apresentar manchas assim que retirado o aparelho. No entanto, especialistas apontam que, nos casos onde isso acontece, a culpa provavelmente é do próprio paciente.

Isso se dá por uma má higienização bucal durante o tratamento, causando essa alteração na cor dos dentes. Porém, existe solução para isso, e normalmente é adotado o clareamento dental.

Assim, além de remover as manchas, o paciente pode sair do consultório com um lindo sorriso branco.

De toda forma, o recomendado é conversar com o dentista para que ele analise a situação e encaminhe para o melhor tratamento possível que reverterá essa situação.

Existem Recomendações Para o Paciente?

Como citamos anteriormente, fazer a retirada do aparelho não significa que o tratamento ortodôntico acabou por completo.

Neste momento os dentes já estão alinhados e resultado almejado já foi alcançado, mas ainda existe um passo que merece atenção: manter os dentes na posição correta.

Sendo assim, o paciente deverá fazer o uso do aparelho de contenção, que serve para controlar o retorno dos dentes para a posição original.

Este, por sua vez, por ser fixo ou móvel, fator que irá depender do caso do paciente, bem como o tempo determinado de uso.

Em casos onde o paciente utilizou o aparelho ortodôntico entre 24 a 36 meses, a contenção deve ser utilizada entre quatro a seis anos.

No entanto, nenhum dos dois atrapalham a estética ou então a fala, mas é de grande importância que o paciente fique preparado para realizar o uso deste artefato corretamente.

Outra recomendação que podemos passar para os pacientes é que, normalmente, o dentista opta por realizar um clareamento dental logo após a retirada do aparelho.

De tal forma, o recomendado é que seja separado um tempo para ficar no consultório e sair com um sorriso perfeito.

Agora que você sabe mais sobre a remoção de aparelho ortodôntico, siga as indicações do dentista e marque consultas para que ele acompanhe o quadro!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!