Protetor solar labial é importante para nossa saúde?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com vários de tipos de fragrâncias e propriedades, o protetor solar labial tem diversos benefícios

Você já passou um dia todo na praia ou piscina, exposto ao sol e percebeu que seus lábios estavam ardendo? Pois é, mas lembrou de passar protetor solar labial?

Você sabia que existe sim um protetor solar labial. Feito especificamente para os lábios que ficam expostos ao sol e calor, ele protege muito bem. Por isso, não dê bobeira e esteja sempre com o seu.

Protetor solar labial é, então, um tipo de batom, normalmente sem cor. Além de proteger os lábios dos raios solares que os deixam rachados e queimados, também os protege contra o frio, mantendo-os sempre hidratados.

Para Que Serve o Protetor Solar Labial?

Como já começamos a explicar anteriormente, os protetores labiais são os maiores aliados para lábios bonitos e saudáveis durante todo o ano.

O que acontece é que, independentemente se está muito calor ou muito frio, ambas as temperaturas expressivas podem causar queimaduras na boca.

É por isso que o protetor para os lábios deve estar sempre junto com seu kit de higiene bucal. Desse modo, você não esquecerá de aplicá-lo e protegerá sua boca no dia a dia.

Além disso, é muito importante citarmos a importância que esse produto tem quando falamos sobre a prevenção contra o câncer de boca.

Como Ele Age nos Lábios?

São diversos os fatores de proteção solar que podem ser encontrados no protetor labial. Esse número deve então variar de acordo com a necessidade. Se for para o dia a dia, ou para passar horas exposto ao sol, por exemplo.

Além disso, os produtos costumam conter também agentes que proporcionam ações antioxidantes e de hidratação profunda, sendo sempre resistentes à água.

Por meio de todos os fatores de proteção que estão presentes nos componentes desse produto, o que todos fazem em conjunto quando aplicados é, principalmente:

  • Proteger contra os raios nocivos do sol, vento e ar refrigerado;
  • Os mantêm preservados no contato com a água do mar;
  • Possui componentes que protegem os lábios do cloro das piscinas;
  • Agentes que impeçam a queimaduras vindas também de frio intenso.

São diversas as marcas que podem ser encontradas pelos mercados e também em farmácias. Os preços não costumam passar dos cinquenta reais, analisando os mais caros.

Quando o Uso do Protetor Solar Labial é Indicado?

Assim como o protetor solar facial, ele deve ser usado todos os dias, independentemente se está fazendo um dia de pouco sol ou pouco frio.

Isso se deve ao fato de que o produto irá proteger a pele dos lábios, mantendo-a sempre bem hidratada e evitando as peles mortas também.

Mesmo que os raios de sol estejam fracos e pouco visíveis, eles ainda estão lá. Além disso, você sabia que a luz emitida pelas telas de computador e até mesmo do celular, também queimam a nossa pele?

Pois é, isso é verdade! Por isso, estar com um desse hidratante labial de fácil acesso, irá fazer com que se torne um hábito aplicá-lo.

Como Escolher o Melhor Produto?

Mas você deve estar se perguntando se existe ou não um protetor labial que é melhor do que o outro, não é mesmo? Afinal, com tantas opções, é normal se confundir e não ter certeza de qual escolher.

As opções disponíveis de proteção solar labial, são:

  1. Proteção labial com filtro solar
  2. Protetor de boca com cor
  3. Protetor labial hidratante

Além disso, podemos citar então algumas das principais observações que você deve ter e critérios para quando for comprar o seu protetor para os lábios antes mesmo de escolher a melhor fórmula. São eles:

  • Analise a embalagem e apresentação
  • Fragrâncias
  • Sabores
  • Pigmentação e cobertura
  • Proteção solar

É importante que todos esses tópicos estejam bem alinhados e equilibrados na hora da sua escolha. Dessa forma, você irá garantir um produto com bom custo-benefício e que atenda às suas necessidades.

Embalagem do Protetor Labial

Com relação a embalagem do produto, não estamos falando sobre a que é mais bonitinha ou não, por exemplo.

Porém, o que se deve ser levado em consideração é, a maioria deles, vem em embalagens tradicionais e bem similares as de um batom.

Porém, existem certos protetores que vem em maiores. A primeira opção, pode ser algo mais fácil de transportar, além da praticidade na hora da aplicação.

Já a versão em potes, costuma ser maior, ou seja, ocupa mais espaço e, normalmente, não vem com um acessório aplicador, o que pode acabar resultando no uso dos dedos mesmo, o que não é o mais prático e também higiênico.

Fragrâncias

É muito comum que os protetores possuem certas fragrâncias que, teoricamente, os tornam mais atrativos, sejam elas artificiais ou naturais.

As principais são as de frutas, menta e áloe vera. Porém, nem todas as pessoas possuem os mesmo gostos.

Como esse hidratante é algo que ficará por um bom tempo em sua boca, é importante escolher um cheiro que não lhe cause enjoo.

Lembre-se sempre também que, devido a fragrância e sabor, é comum ter vontade de ficar passando a língua nos lábios. Porém, isso irá remover o produto, o que não é o ideal.

Pigmentação e Cobertura

Os protetores labiais com cores estão sendo cada vez mais facilmente encontrados por entre os corredores das farmácias e mercados.

Além disso, muitos deles possuem também um certo tipo de cobertura que irá então adicionar um brilho extra a sua boca.

Rosa, mais avermelhados, alguns bem pigmentados e outros mais fracos, existem para todos os gostos, porém, todos eles preservam as funcionalidades de proteção.

Para os alérgicos ou apenas mais discretos que não querem nada aparente, é possível encontrar opções de protetores mais básicos, sem coloração, brilho, saber ou fragrância.

Esses oferecem apenas a cobertura para mantê-los então bem hidratados e também protegidos de ressecamentos e outros probleminhas mais básicos.

Com certeza você irá encontrar um protetor labial que atenda todas as suas exigências e necessidades. O importante é não ficar sem usá-los e estar com os lábios desprotegidos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.