Reforma de consultório odontológico. Tudo que você precisa saber!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira nossas dicas para facilitar o processo de reformas no seu consultório odontológico

A aparência do consultório odontológico é um importante elemento para a satisfação geral do paciente. Um consultório limpo e organizado reflete a conduta e personalidade do profissional. Visando manter uma boa aparência a esse ambiente, muitas vezes é necessário realizar uma reforma de consultório odontológico.

Entretanto, a reforma de consultório odontológico pode ser muito mais complicada que a inauguração de um novo. Afinal, quando um consultório já está em funcionamento, é preciso que o profissional lide com todo o estresse da reforma enquanto atende seus pacientes.

Em síntese, a reforma de consultório odontológico visa reparar e aprimorar o ambiente de trabalho do dentista, seja para ampliar, mudar a estética ou até mesmo resolver alguns pequenos problemas de infraestrutura.

Entretanto, como já citamos, esse processo pode trazer muitas complicações caso o profissional não planeje muito bem a reestruturação do seu consultório.

Buscando facilitar esse procedimento, separamos algumas dicas para a reforma de consultório odontológico. Confira!

Dicas de Planejamento

  1. Definição de objetivos
  2. Contrate equipe especializada
  3. Informe a reforma aos paciente
  4. Em caso de emergência, arrume um consultório reserva
  5. Prepare-se para imprevistos
  6. Evite poeira e barulho

Definição de Objetivos

Todo planejamento deve começar com uma exposição de ideias.

Pela falta da definição de objetivos, muitas pessoas se perdem no meio de uma reforma, extrapolando gastos e até mesmo o tempo da obra.

A primeira dica é anotar em um papel quais são os seus principais objetivos dentro da reforma, estimando também um orçamento e prazo médio de duração.

Planeje quais serão as mudanças estéticas necessárias e, principalmente, as funcionais. Esses itens serão essenciais para sua organização.

Contrate Equipe Especializada

Na hora de uma reforma é importante possuir uma equipe especializada para cumprir essa demanda com excelência.

Afinal, reformar um consultório odontológico exige muito mais responsabilidades do que reformar a sala da nossa casa. Contrate um arquiteto para lidar com projeto arquitetônico, elétrico e hidráulico.

Além disso, entre em contato com a assistência técnica dos equipamentos do seu consultório, deixando toda a desinstalação e reinstalação na responsabilidade deles, prevenindo futuras dores de cabeça.

O técnico poderá auxiliar, ainda, na orientação do eletricista ou encanador a respeito da parte elétrica e hidráulica da sua cadeira odontológica.

Informe a Reforma aos Pacientes

Em terceiro lugar, reformar o consultório exige certa organização quanto à agenda de atendimentos. Avise seus pacientes com antecedência sobre a reforma, deixando, se possível, seus tratamentos finalizados.

É válido avisar também de antemão que, por causa dos transtornos da obra, alguns atendimentos poderão ser adiados.

Em Caso de Emergência, Arrume um Consultório Reserva

Os pacientes não podem esperar!

Na grande maioria das vezes o dentista não consegue simplesmente parar os atendimentos por conta da reforma. Por isso, para tratamentos urgentes ou a impossibilidade de usar o seu consultório, tenha um reserva.

Para isso, você pode alugar ao simplesmente entrar em acordo com algum colega de profissão para usar o consultório. Certifique-se de que, em casos de emergência, você tenha um plano B.

Prepare-se Para Imprevistos

Por mais planejamento que possamos fazer, é incontrolável que algo saia dos eixos. Na hora de pensar em uma reforma, tenha reservas quanto aos imprevistos, especialmente financeiros.

Evite Sujeira e Barulho

Quando o dentista não pode parar seu atendimento por causa da obra, é inevitável que ambos aconteçam ao mesmo tempo.

Uma boa opção para evitar transtornos e evitar que o ambiente fique desagradável ao paciente é realizar obras à seco. Isto é, obras que utilizam materiais limpos e sustentáveis.

Outra opção, caso possível, é a realização da obra em períodos opostos ao horário de expediente.

Decoração do Consultório Odontológico

Por fim, a decoração de consultório odontológico também é parte essencial da reforma. Confira nossas dicas:

  • Use espelhos como recurso de ampliação do seu consultório;
  • Cores claras podem refletir e passar aspecto de limpeza e organização;
  • Evite decorações como ferramentas odontológicas, crânios etc, já que esses podem despertar medo nos paciente;
  • Utilizar vidros leitosos e coloridos podem proporcionar efeito moderno ao consultório;
  • Opte por pisos não escorregadios.

Anotou tudo? Agora que você já sabe como realizar o seu planejamento para a reforma de consultório odontológico, confira outras dicas que podem ser essenciais para o seu dia a dia.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!