Como realizar a limpeza da cadeira odontológica?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Uma boa cadeira odontológica oferece conforto ao paciente

Você sabia que antigamente os procedimentos odontológicos eram realizados no chão? O surgimento da cadeira odontológica foi uma grande revolução para o mundo da odontologia.

A primeira cadeira odontológica da história surgiu na década de 1790 e era feita em madeira. Seu acolchoado se localizava apenas nos apoios da cabeça e dos braços. A caderna moderna, do jeito que a conhecemo, surgiu apenas nos anos 7o.

Cadeira odontológica é um dos equipamentos essenciais para o consultório do dentista. Ela vem acompanhada por mesas e aparelhos que auxiliam o dentista a realizar os procedimentos.

Uma vez que a cadeira conta com diversos auxiliares como a bandeja, os terminais, a unidade de sucção e cuspideira, também pode receber o nome de equipo odontológico.

Além disso, seu formato é ergonômico. Isso significa que é adaptada para seguir o formato do corpo do paciente, proporcionando maior conforto durante o tratamento.

O conforto é essencial pois muito pacientes se sentem inseguros ao ir até o consultório do dentista, ou até mesmo têm medo da visita.

Um procedimento tranquilo e sem tensão resulta em melhores resultados e em um menor número de complicações após uma cirurgia, por exemplo.

Além disso, um bom equipamento também permite que o profissional trabalhe com maior agilidade e segurança. Consequentemente, a qualidade do atendimento aumenta.

Cuidados com a cadeira odontológica

Para manter os equipamentos do consultório odontológico sempre prontos para oferecer o melhor tratamento para o paciente, é importante que se cuide de sua preservação e manutenção.

Desse modo, limpar a cadeira odontológica de maneira correta é essencial. Além disso, o hábito oferece maior segurança para a saúde da pessoa atendida.

Uma boa dica é realizar a limpeza periodicamente, impedindo o acúmulo de sujeiras. A higienização pode ser completa com soluções desinfetantes e bactericidas.

O tempo dessa limpeza vai depender da quantidade de clientes que frequenta o consultório e, até mesmo, da cor da cadeira. Materiais mais claros necessitam de limpeza com maior frequência.

Como realizar a limpeza da cadeira?

O equipamento deve ser limpo com uma solução de água com sabão neutro.

É indicado que, para limpar, se use materiais macios e deliciados, impedindo que a fricção provoque danos ao produto.

Certos produtos devem ser evitados por mancharem e degradarem o material que compõe a cadeira. São eles:

  • Substâncias com álcool;
  • Detergentes com solventes como éter ou solventes para tecido;
  • Hipoclorito de sódio;
  • Derivados do petróleo.

É importante ressaltar que todos os equipamentos presentes na cadeiras devem ser limpos e higienizados com o mesmo problema.

Quanto custa uma cadeira odontológica?

A grande diversidade de cadeiras odontológicas no mercado permite a existência de produtos em preços variados.

O preço depende da marca da cadeira e dos recursos oferecidos.

As cadeiras mais modernas podem ser acompanhadas de equipamentos com múltiplos acessórios, negatoscópio com LED e ultrassom acoplado.

Assim como diversos outros equipamentos presentes no consultório do dentista e que otimizam os tratamentos realizados, as cadeiras também vêm sendo aprimoradas e modificadas para possibilitar um melhor atendimento.

Em geral, o preço de uma cadeira odontológica gira entre R$9.000 e R$13.000.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.