Raiz de alcaçuz trás diversos benefícios para a saúde oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como planta pode auxiliar na manutenção de um sorriso saudável

Você já ouviu falar sobre a raiz de alcaçuz? Trata-se de uma iguaria que pode proporcionar inúmeros benefícios para nossa saúde.

Isso se deve ao fato da raiz de alcaçuz possuir uma enorme quantidade de nutrientes que são essenciais para nosso organismo.

Raiz de alcaçuz é a parte mais utilizada do alcaçuz, uma espécie de planta com flores que pertence à família das leguminosas.

Sobre o alcaçuz

A alcaçuz, cujo nome científico é Glycyrrhiza Glabra, é uma planta que pertence à família das Fabaceaes. Ela pode atingir cerca de 1 a 2 metros de altura no decorrer de sua vida.

O nome da espécie possui origem grega. A palavra Glycyrrhiza significa “raiz doce”.

Realmente, as raízes da planta são mais doces do que o açúcar comum e concentram os seus compostos ativos que são muito utilizados para dar sabor na indústria de alimentos e na indústria farmacêutica.

Qual é a ligação da raiz alcaçuz com a odontologia?

Muitas pessoas mantêm uma ideia bastante errada em relação à raiz do alcaçuz, tratando a iguaria como um agente nocivo aos nossos dentes.

Muitas vezes essa associação é feita pelo fato da planta ser extremamente doce. Assim, muitos acabam conectando ela ao açúcar, um nutriente comprovadamente prejudicial a nossa saúde bucal.

Entretanto, estamos aqui para extinguir este mito! A atuação da raiz de alcaçuz na odontologia pode ser benéfica, auxiliando os pacientes a eliminarem microrganismos perigosos a nossa saúde oral, como bactérias na boca.

Isso se deve ao fato de dois compostos encontrados na raiz seca de alcaçuz serem substâncias antibacterianas extremamente eficazes.

Dessa forma, elas podem evitar o crescimento de várias bactérias mais importantes ligadas à cárie dentária e à doença periodontal, mantendo nossos dentes e gengiva saudáveis.

Além disso, a substância pode ser utilizada em cremes dentais para combater a temida halitose. A raiz pode estar presente, inclusive, nas conhecidas balas de alcaçuz, também proporcionando benefícios a nossa saúde bucal.

O seu uso ainda ajuda no combate à aftas bucais.

Outras aplicações medicinais da raiz de alcaçuz

Além de sua atuação em nossa cavidade oral, a raiz de alcaçuz pode ainda proporcionar uma série de benefícios para o restante de nosso organismo. Vamos conhecer alguns deles:

Combate da tosse

Quando usado como um chá, a Raiz de Alcaçuz pode ter efeitos milagrosos na tosse e outros problemas respiratórios, incluindo prurido e cócegas da garganta e do tórax.

Ele eficaz na supressão da tosse pois acaricia a garganta com mucosas e auxilia na proteção do tecido da garganta.

Benefícios para a pele

A raiz de alcaçuz é um remédio caseiro para os mais diversos problemas de pele. Isso porque a substância é um anti-inflamatório natural e possui propriedades que reduzem a vermelhidão e a irritação.

Assim, para tratar problemas de pele usando a raiz, aplique o extrato de Raiz de Alcaçuz diretamente na área afetada, ou use soros naturais, óleos, cremes e géis com raiz de alcaçuz como um ingrediente principal.

Combate a indigestão e o refluxo ácido

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, conhecemos a dor desconfortável causada pela indigestão.

Porém, existe uma solução bastante simples para este problema. O ideal é que você tome comprimidos de alcaçuz 30 minutos antes de suas refeições, inibindo os sintomas da indigestão.

Por que a raiz de alcaçuz possui propriedades medicinais?

As propriedades medicinais da raiz de alcaçuz estão relacionadas, principalmente, a sua composição.

Assim, para explicar um pouco mais sobre estas propriedades, nada melhor do que entender quais são os nutrientes que compõem a raiz. Vamos conhecê-los:

  1. Flavonoides: compostos como a glabridina, que são responsáveis pela pigmentação da planta e pelos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios;
  2. Cumarinas e estilbenoides: compostos polifenóis como a licochalcone A que apresentam propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e bactericidas;
  3. Triterpenoides: substâncias esteroidais que participam da regulação hormonal.

A alcaçuz ou raiz de alcaçuz ainda contém diversos nutrientes importantes para a manutenção da nossa saúde, incluindo uma ampla gama de vitaminas, minerais e fitonutrientes antioxidantes.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.