Radiografia extrabucal: conheça as diferentes técnicas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba o que é a radiografia extrabucal e quais as técnicas que envolvem esse exame complementar

Para o sucesso do diagnóstico e para auxiliar diversos tratamentos odontológicos, muitas vezes o cirurgião-dentista pode pedir exames complementares para analisar a condição da nossa saúde bucal. Um dos exames de grande utilidade durante os procedimentos odontológicos, por exemplo, é a radiografia extrabucal.

Juntamente com a radiografia intrabucal, a radiografia extrabucal, é um tipo de raio X amplamente utilizado no diagnóstico e prevenção de problemas dentários. Você sabe para que esse tipo de radiografia é utilizada?

A radiografia extrabucal é uma técnica radiográfica usada para mostrar a imagem do exterior da boca, dando a conhecer o estados dos dentes. Contudo, essa técnica tem foco principal sobre os maxilares e o crânio.

Normalmente, os exames radiográficos extrabucais verificam a relação entre os dentes e os maxilares, além de examinarem os ossos das articulações temporomandibulares.

No entanto, este é um exame considerado menos detalhado que o intraoral (que mostra a parte interior da boca), uma vez que não pode ser usado para detectar cáries ou falhas nos dentes.

Quais os Tipos de Radiografias Extraorais Utilizados na Odontologia?

Entre os tipos de raio X existentes, as radiografias extraorais e intraorais são as duas principais categorias. Porém, cada uma reserva diversas técnicas que mostram diferentes aspectos dos dentes.

Confira a seguir as diferentes técnicas do exame radiográfico extrabucal realizados na radiologia odontológica:

  1. Panorâmica
  2. ATM
  3. Projeções cefalométricas
  4. Sialografia
  5. P.A. da Face

Panorâmica

A radiografia panorâmica é um exame de imagem de 180 graus que abrange todas as estruturas do complexo maxilomandibular.

Entre as radiografias extrabucais é uma das mais utilizadas, pois envolve uma parcela de radiação mínima.

Normalmente é considerada como um exame de check up, uma avaliação inicial da saúde bucal.

Porém, também pode ser usada para avaliação do tratamento ortodôntico, na avaliação do crescimento da arcada dentária infantil, entre outros.

ATM

É um exame radiográfico específico da articulação da mandíbula. Nesse exame é possível analisar os componentes ósseos envolvidos na ATM (articulação têmporo-mandibular).

Pode ser realizado de três maneiras diferentes: com a boca aberta, fechada ou em repouso.

Projeções cefalométricas

É um tipo de radiografia utilizada para  mostrar a imagem dos lados da cabeça. Normalmente é usada pelo dentista para examinar os dentes em relação aos maxilares.

Na ortodontia, pode ser usada para o planejamento do tratamento, pois esse tipo de exame facilita a visualização e, dessa forma, é possível determinar a melhor maneira para o alinhamento dos dentes e maxilares.

Sialografia

Normalmente não é possível visualizar os tecidos moles, como a gengiva e as glândulas salivares, em um exame radiográfico. No entanto, a sialografia já permite esse tipo de imagem.

Esse exame é utilizado para detectar possíveis bloqueios na gengiva ou para o diagnóstico da Síndrome de Sjogren – destruição das glândulas exócrinas que produzem saliva.

P.A. da Face

Esse exame radiográfico extrabucal é usado para localizar e delimitar áreas patológicas, corpos estranhos e dentes inclusos.

Além disso, pode ser utilizado na determinação das direções, extensões e complexidade das fraturas mandibulares.

Como dissemos anteriormente, os exames radiográficos, como a radiografia extrabucal, são exames complementares de suma importância no tratamento odontológico.

Cabe ressaltar que esses exames são pedidos exclusivamente pelo cirurgião-dentista mediante consulta.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.