Prótese fixa 3 elementos: conheça as vantagens e desvantagens

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Colocação de prótese evita movimentação dentária

Um dente faz muita falta na nossa arcada dentária. Além dos problemas estéticos, também compromete a realização das funções orais, como mastigar e falar. Para isso, a odontologia desenvolveu diversas maneiras de substituição de um dente perdido, como a prótese fixa 3 elementos.

Você sabia que a colocação de uma prótese fixa 3 elementos pode ser uma opção para substituição do seu dente perdido?

Prótese fixa 3 elementos é uma técnica de restauração dentária que permite a recuperação do sorriso do paciente.

Características da Prótese Fixa 3 Elementos

A colocação desse tipo de prótese dentária é indicada em casos de perda de um único elemento dentário entre dois dentes saudáveis.

Para esse procedimento, é necessário o preparo dos dentes ao redor. Isso significa que eles passarão por um processo de desgaste.

Posteriormente, é retirado um molde da boca do paciente, que possibilita a confecção da prótese dentária em laboratório. Enquanto a prótese de 3 elementos não fica pronta, o paciente pode utilizar uma prótese provisória.

Em seguida, ocorre a colocação da prótese fixa confeccionada em cerâmica. Ela cobre tanto o dente faltante, quanto os dentes vizinhos que foram desgastados.

A prótese é fixada na arcada dentária com cimento resinoso. Além disso, a colocação de uma prótese 3 elementos pode ocorrer por meio de prótese adesiva ou até mesmo sobre implantes.

No último caso, os pinos de titânio fazem o papel dos dentes desgastados, sendo cobertos pelo material protético.

Vantagens e Desvantagens da Prótese Fixa 3 Elementos

A principal vantagem desse tipo de prótese é que ela impede uma possível movimentação dentária.

Isso porque é comum que a movimentação atinja os dentes vizinhos a um dente que foi perdido, principalmente quando esse dente é um dos dentes incisivos centrais.

Contudo, existem algumas desvantagens para o processo. A primeira é a necessidade de desgaste dos dentes vizinhos, saudáveis até então. Em seguida, a colocação desse tipo de prótese pode dificultar a higienização oral.

Isso porque os elementos da prótese são fixados por meio de uma solda, que impede a passagem de fio dental, por exemplo. Nesses casos, é indicada a utilização de escovas interdentais para realizar a limpeza da boca.

Como mencionamos, é importante frisar que já existem diversas técnicas de reabilitação.

Portanto, o uso da prótese fixa de 3 elementos já não é mais tão recorrente por ser necessário o envolvimento de outras estruturas para reabilitar apenas um espaço protético perdido.

Alternativa à Colocação de Prótese Fixa 3 Elementos

Uma alternativa à realização desse procedimento odontológico é a colocação de um implante dentário. O implante é uma boa maneira de substituir a perda de um único elemento da arcada dentária ou mais.

O implante dentário consiste em um pino fabricado em titânio, que conta com formato semelhante a um parafuso. Ele é fixado ao osso maxilar ou mandibular e serve para apoiar próteses dentárias.

Esse procedimento é indicado para pacientes que têm ou não uma boa condição óssea. Contudo, no segundo caso, é necessário realizar um enxerto ósseo – preenchimento com osso advindo do próprio paciente ou artificial.

Atualmente, antes da colocação do implante, é realizado um exame de tomografia computadorizada. Dessa maneira, o planejamento e organização do procedimento é facilitado, tornando o trabalho do dentista mais assertivo.

É importante que o paciente consulte um dentista de confiança. Assim o profissional poderá indicar qual tipo de procedimento é mais recomendado para substituição dentária em cada caso, sendo a colocação de implante dentário ou de prótese fixa 3 elementos.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.