Importância dos pinos de titânio nos implante dentário

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Implantes dentários realizados com pinos de titânio têm mais chance de êxito

Quando o paciente perde um ou mais dentes ou o dente não tem mais condições de ser recuperado por algum procedimento, deve-se recorrer à instalação de implantes dentários. Para isso, pinos de titânio em formato de parafuso são presos ao tecido ósseo e cobertos por uma coroa, normalmente de resina ou porcelana.

O objetivo do implante dentário é substituir o dente original, permitindo que o paciente coma, sorria e fale naturalmente. Os pinos de titânio exercem a função de raiz do dente, enquanto a coroa de porcelana ou resina tem a função de deixar ele com um aspecto mais natural.

Os pinos de titânio surgiram para fixar os implantes na boca do paciente. Seria necessário um material leve, que ao mesmo tempo fosse forte e resistente. Por sua vez, esse material teria que ter o mínimo de rejeição possível pelo organismo, e o titânio acaba sendo o elemento que melhor se encaixa nesses requisitos.

Propriedades do titânio

Para se fazer um implante dentário, é preciso prender um parafuso ao osso do paciente. Esse parafuso precisa se fixar ali, por isso, o corpo precisa preencher os pequenos espaços entre o osso e o parafuso com mais tecido ósseo.

O pino utilizado nem sempre era aceito pelo organismo, que rejeitava o material. Essa reação impedia a integração óssea, e o pino acabava se soltando ou ficando frouxo.

O titânio é um material organicamente compatível e oferece pouquíssimo risco de rejeição do implante. Há chances de sucesso do implante dentário de titânio em aproximadamente 98% dos casos.

Os 2% não aceitos geralmente ocorrem quando o paciente não segue as recomendações do dentista no pós-operatório, ou por conta do tabagismo. É comum, que o próprio organismo dos fumantes, apresente dificuldades no processo de cicatrização e aceitação do implante.

Nos demais pacientes, o implante de titânio tende a se integrar ao osso num prazo entre três e seis meses. Depois desse período, não há mais o risco dele se soltar, pois passa a fazer parte da estrutura de sustentação dos dentes.

Benefício do implante de titânio

Próteses dentárias ou as famosas dentaduras também podem substituir os dentes que estão faltando. Porém, elas não têm a mesma eficácia dos implantes de titânio.

Isso porque, as próteses dentárias não permitem a mesma liberdade que os implantes oferecem. Elas ficam apenas encaixadas na boca e não fixadas e calcificadas.

O implante de titânio ainda é a melhor opção. Ele não oferece o risco de se soltar da boca, possibilitando que as pessoas tenham uma vida social e profissional mais tranquila.

Os implantes de titânio em sua grande maioria não são rejeitados pelo organismo. Assim, eles são considerados o meio mais rápido e seguro do procedimento. Confira alguns dos benefícios provenientes desse tratamento:

  • Segurança para falar, sorrir e comer, sem ficar receoso se os dentes permanecerão fixos ou não;
  • Saúde, devido à possibilidade de mastigar melhor os alimentos. Isso ajuda a prevenir problemas digestivos e favorecendo a absorção de nutrientes;
  • Qualidade de vida, já que os implantes de titânio são uma forma eficaz e segura de substituir os dentes naturais faltosos. Isso traz efeitos positivos para a saúde bucal, a saúde orgânica e o equilíbrio psicológico.

Uma vez implantados, os pinos de titânio têm extensa durabilidade. Portanto, quando o paciente realiza uma higiene bucal satisfatória e continua com suas visitas regulares ao dentista, não trazem nenhum tipo de complicação.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.