PACIENTES

Prótese fixa 3 elementos: conheça as vantagens e desvantagens

Prótese fixa 3 elementos: conheça as vantagens e desvantagens

Colocação de prótese evita movimentação dentária

Um dente faz muita falta na nossa arcada dentária. Além dos problemas estéticos, também compromete a realização das funções orais, como mastigar e falar. Para isso, a odontologia desenvolveu diversas maneiras de substituição de um dente perdido, como a prótese fixa 3 elementos.

Você sabia que a colocação de uma prótese fixa 3 elementos pode ser uma opção para substituição do seu dente perdido?

Prótese fixa 3 elementos é uma técnica de restauração dentária que permite a recuperação do sorriso do paciente.

Características da Prótese Fixa 3 Elementos

A colocação desse tipo de prótese dentária é indicada em casos de perda de um único elemento dentário entre dois dentes saudáveis.

Para esse procedimento, é necessário o preparo dos dentes ao redor. Isso significa que eles passarão por um processo de desgaste.

Posteriormente, é retirado um molde da boca do paciente, que possibilita a confecção da prótese dentária em laboratório. Enquanto a prótese de 3 elementos não fica pronta, o paciente pode utilizar uma prótese provisória.

Em seguida, ocorre a colocação da prótese fixa confeccionada em cerâmica. Ela cobre tanto o dente faltante, quanto os dentes vizinhos que foram desgastados.

A prótese é fixada na arcada dentária com cimento resinoso. Além disso, a colocação de uma prótese 3 elementos pode ocorrer por meio de prótese adesiva ou até mesmo sobre implantes.

No último caso, os pinos de titânio fazem o papel dos dentes desgastados, sendo cobertos pelo material protético.

Vantagens e Desvantagens da Prótese Fixa 3 Elementos

A principal vantagem desse tipo de prótese é que ela impede uma possível movimentação dentária.

Isso porque é comum que a movimentação atinja os dentes vizinhos a um dente que foi perdido, principalmente quando esse dente é um dos dentes incisivos centrais.

Contudo, existem algumas desvantagens para o processo. A primeira é a necessidade de desgaste dos dentes vizinhos, saudáveis até então. Em seguida, a colocação desse tipo de prótese pode dificultar a higienização oral.

Isso porque os elementos da prótese são fixados por meio de uma solda, que impede a passagem de fio dental, por exemplo. Nesses casos, é indicada a utilização de escovas interdentais para realizar a limpeza da boca.

Como mencionamos, é importante frisar que já existem diversas técnicas de reabilitação.

Portanto, o uso da prótese fixa de 3 elementos já não é mais tão recorrente por ser necessário o envolvimento de outras estruturas para reabilitar apenas um espaço protético perdido.

Alternativa à Colocação de Prótese Fixa 3 Elementos

Uma alternativa à realização desse procedimento odontológico é a colocação de um implante dentário. O implante é uma boa maneira de substituir a perda de um único elemento da arcada dentária ou mais.

O implante dentário consiste em um pino fabricado em titânio, que conta com formato semelhante a um parafuso. Ele é fixado ao osso maxilar ou mandibular e serve para apoiar próteses dentárias.

Esse procedimento é indicado para pacientes que têm ou não uma boa condição óssea. Contudo, no segundo caso, é necessário realizar um enxerto ósseo – preenchimento com osso advindo do próprio paciente ou artificial.

Atualmente, antes da colocação do implante, é realizado um exame de tomografia computadorizada. Dessa maneira, o planejamento e organização do procedimento é facilitado, tornando o trabalho do dentista mais assertivo.

É importante que o paciente consulte um dentista de confiança. Assim o profissional poderá indicar qual tipo de procedimento é mais recomendado para substituição dentária em cada caso, sendo a colocação de implante dentário ou de prótese fixa 3 elementos.

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também