Propulsor mandibular é usado para melhorar estética facial

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Normalmente, o uso do propulsor é recomendado quando o paciente é criança

Muitos pacientes chegam ao consultório se queixando, incomodados com o sorriso torto. O tratamento com propulsor mandibular pode ser a solução que você procura!

Muito usado em jovens, o propulsor mandibular (trazer para frente) corrige problemas na dentição que, muitas vezes podem ser sinônimo de bullying e piadas dos colegas, principalmente durante a pré-adolescência.

O propulsor mandibular é usado no tratamento de má oclusão de Classe II e visa corrigir os problemas do paciente, oferecendo mais segurança e evitando futuros problemas.

Quais os principais tipos de Propulsor Mandibular?

Entre os propulsores mandibulares mais conhecidos, podemos citar três com maiores benefícios e mais utilizados pelos profissionais da odontologia:

  1. APM – Aparelho de Protração Mandibular: mais simples e barato, este permite uma postura mais mediana da mandíbula, sem a necessidade de uma maior conscientização e colaboração do paciente. Além de apresentar resultados efetivos no tratamento da má oclusão de Classe II, destaca-se então pelo seu fácil manuseio, baixo custo e rápida instalação.
  2. Herbst: com principal objetivo de estimular o crescimento da mandíbula, existem vários tipos desse aparelho propulsor de mandíbula. Por isso, é necessária uma avaliação mais detalhada do caso do paciente. Entre seus benefícios: não interfere na mastigação nem na abertura e fechamento da boca. Porém, gera um aumento de sensibilidade dos dentes nas primeiras semanas. Devido a sua eficácia no crescimento ósseo, é mais usado em pacientes ainda crianças.
  3. Powerscope: é um poderoso e eficaz aparelho propulsor mandibular, que apresenta uma instalação simples e confortável para o paciente. Dessa forma, este atua mais nos dentes, enquanto o Herbst, atua nos ossos. Por isso, é mais utilizado em adultos do que em crianças. É muito usado ainda em casos de extração dos pré-molares, uma vez que irá empurrar os dentes inferiores para frente e os superiores para trás. Além disso, não deixa que restos de alimentos sejam acumulados, facilitando no momento de realizar a higiene bucal.

Uso do propulsor mandibular na retrusão da mandíbula

O tratamento da má oclusão de Classe II varia de acordo com várias características a serem avaliadas. Como por exemplo, a idade do paciente e o estágio do desenvolvimento da dentição.

Caso seja diagnosticado que o problema é a falta de crescimento da mandíbula, será indicado então um aparelho funcional para estimular o seu crescimento.

Hoje em dia, dependendo do problema, é indicado que o tratamento comece cedo, ainda por volta dos 8 anos de idade.

Nesses tratamentos de retrusão mandibular, observa-se que os pacientes com melhor resposta são os conhecidos por braquifaciais. Ou seja, que possuem um formato de rosto quadrado e com mordida profunda.

Em casos de pacientes mais velhos, por exemplo, que já completaram sua fase de crescimento e apresentam então uma desarmonia muito acentuada impossibilitando o movimento dentário, somente o propulsor não é suficiente.

Normalmente, é comum que o cirurgião-dentista recomende a cirurgia ortognática. Porém, junto com tratamento ortodôntico.

De toda forma, quando procurado rapidamente e feito da melhor forma possível, seguindo todas as orientações do dentista, o tratamento com propulsor mandibular é extremamente eficaz e traz ótimos resultados.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!