Aparelho de Herbst é grande aliado dos cirurgiões-dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Eficiente nos processos, oferece também um tempo reduzido de tratamento

Entre os dentistas brasileiros, o aparelho de Herbst é uma ferramenta ainda pouco conhecida.

Considerado uma adaptação do aparelho expansor fixo Haas, o aparelho de Herbst possui diferentes versões e pode ser usado em mais de um procedimento.

O aparelho de Herbest é um aparelho intra bucal, usado principalmente no tratamento da má oclusão Classe II. Segundo estudos, é indiscutivelmente superior aos aparelhos removíveis.

Como o aparelho de Herbst funciona

Desenvolvido por Larry White, o Herbst é um aparelho ortodôntico constituído por coroas de aço nos primeiros
molares superiores e um splint de acrílico removível no arco inferior.

O procedimento de uso aparelho consiste em 4 etapas:

  1. Exame clínico – durante o exame facial, pacientes que apresentam a má oclusão possuem uma retrusão mandibular. Dessa forma, ao ser solicitado que movimente a mandíbula para frente, há melhora. Esse, por exemplo, seria um caso de avanço anterior da mandíbula. Analisar se há mordida cruzada, visando corrigi-la antes da colocação do aparelho;
  2.  Primeira consulta – é feita a colocação dos separadores nos primeiros molares superiores e inferiores. Nos exames de rotina solicitados posteriormente, deve ser realizada uma radiografia para avaliar a posição inicial do côndilo em relação à fossa mandibular;
  3. Segunda consulta – escolha das coroas superiores e inferiores. Será feita também a moldagem dos arcos junto com as coroas e a adaptação para a mordida construtiva;
  4. Terceira consulta – nessa etapa ocorre a prova da adaptação das coroas e do splint. Após isso, é feita a cimentação das coroas com um cimento de ionômero de vidro. Ocorrerá também uma verificação dos arcos e, por fim, o desgaste do acrílico.

Vantagens do aparelho de Herbst

Existem várias vantagens em se fazer um tratamento ortopédico com aparelho de Herbst.  Entre elas podemos citar:

  • Facilita a higiene do paciente, pois permite a remoção temporária para a limpeza;
  • Permite ajustes para os dentes que estão irrompendo;
  • Mantém a mandíbula constantemente protruída;
  • Não requer uma grande cooperação por parte do paciente;
  • O tempo de tratamento é menor com relação aos demais aparelhos.

O tratamento ortopédico com aparelho de Herbst é tão superior aos outros devido ao fato do aparelho ser fixo e, consequentemente, desencadear o avanço contínuo da mandíbula.

Por esses diferenciais, ele se destaca entre outros aparelhos ortodônticos que não oferecem tanta praticidade e qualidades quanto o Herbst.

Recomendações ao paciente com aparelho de Herbst

  • Evitar alimentos rígidos – apesar de não interferir na abertura e no fechamento da boca, o paciente terá dificuldade para se alimentar durante a primeira semana
  • Ocorrerá um aumento de sensibilidade nos dentes ou na musculatura facial nos primeiros dias.
  • Evitar alimentos pegajosos
  • A parte interna da bochecha ficará irritada até que a mucosa se torne mais queratinizada
  • Remover o Splint somente após as refeições para a sua higienização

A remoção do aparelho deverá ser feita somente por um cirurgião-dentista. Dessa forma, fazer uma aplicação de isolante (vaselina) na face oclusal dos molares facilita na remoção do cimento sem causar danos ao dente.

O tratamento com o aparelho de Herbst traz resultados previsíveis. Costuma durar 12 meses e é importante corrigir a relação molar, para se possível, ao final, chegar a uma Classe III.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.