Conheça a ortopedia funcional dos maxilares

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Tratamentos desta especialidade têm mais eficácia quando começam cedo

Já escutou estalos ou sentiu dores durante a mastigação? Apesar de comuns, essas duas situações podem indicar alterações. Por isso, quando notamos essas anormalidades, o correto é buscar profissionais especializados em ortopedia funcional dos maxilares.

O nome pode ser estranho para muitos. No entanto, a ortopedia funcional dos maxilares é reconhecida como uma especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia em 2001.

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da odontologia que trata mudanças e desequilíbrios musculares, ósseos e do funcionamento dos maxilares do paciente.

Essa especialidade odontológica usa como tratamento os aparelhos móveis, que agem na parte superior e inferior. Esse método é indolor e não traz riscos para as raízes dos dentes e nem para os ossos dentários.

Quem são os pacientes?

Normalmente, o tratamento da ortopedia funcional é iniciado quando o paciente tem 2 ou 3 anos de idade.

Isso porque se as alterações forem diagnosticadas logo na fase dos dentes de leite, o paciente não precisará fazer procedimentos no futuro, como cirurgias de correção óssea ou extração dos dentes.

No entanto, o tratamento também pode ser feito em pacientes com idades mais avançadas, que apresentam problemas na musculatura do maxilar.

Preciso da ortopedia funcional dos maxilares?

Como já vimos, a ortopedia funcional é recomendada para alterações bucais, como os desequilíbrios ósseos e musculares.

É importante procurar por um profissional dessa área quando você apresentar as seguintes alterações na região da boca e maxilares:

  • Mordida cruzada unilateral: é quando a mandíbula se desloca de forma incorreta. Ou seja, ela de desloca para a direita ou para a esquerda, e não para o centro. Isso causa o desalinhamento entre os dentes da arcada superior com os dentes da arcada inferior. Assim, a mordida é afetada.
  • Mordida cruzada bilateral: funciona da mesma maneira que a unilateral. No entanto, em vez da arcadas ficarem desalinhadas de apenas um lado, elas ficam nos dois.
  • Crescimento insuficiente da mandíbula;
  • Crescimento excessivo da mandíbula;
  • Síndrome do respirador bucal: é quando a respiração pelo nariz é alterada pela respiração bucal.
  • Alterações na articulação temporomandibular (ATM): problemas na movimentação do maxilar inferior.
  • Apinhamento de dentes de leite ou na troca de dentição: é quando os dentes se desenvolvem e se posicionam de forma incorreta na arcada dentária;
  • Falta de espaço para os dentes permanentes;e
  • Bruxismo: é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica.

Benefícios do tratamento

Um tratamento dessa especialidade é feito com os aparelhos móveis e soltos. Quando aplicados de forma adequada pelo profissional, e quando paciente se dedica ao tratamento, os benefícios serão:

  • Melhora na saúde bucal;
  • Melhora na mastigação
  • O paciente consegue digerir melhor e sem apresentar grandes dificuldades;
  • Crescimento das chances do paciente respirar pelo nariz;
  • Acerto da mordida e da posição da arcada dentária;
  • Alinhamento dos dentes; e;
  • Diminuição da apneia.

Fique ligado! Caso você apresente algum indício de que irá precisar da ortopedia funcional dos maxilares, procure um profissional de confiança. No caso de crianças, busque um odontopediatra especializado.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.