Qual é o ponto de contato proximal ideal na odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba qual a importância do ponto de contato proximal

A disposição dos dentes na arcada dentária é de suma importância para a saúde bucal. É no posicionamento dos dentes dentro da boca que encontramos um fator determinante: o ponto de contato proximal dos dentes.

É um ponto de contato proximal adequado que proporcionará estabilidade no arco e evitará o acúmulo alimentar entre os dentes, por exemplo. Mas o que é ponto proximal?

O ponto de contato proximal é um ponto específico entre um dente e outro que possibilita um relacionamento ideal e bem-acabado entre eles.

Deste modo, essa distância específica e correta entre os dentes, posição em que eles se tocam suavemente, é capaz de proteger a papila interdental e evitar diversas doenças.

Além disso, é importante para o equilíbrio e função da arcada.

Como Identificar Sua Ausência?

A ausência do ponto de contato proximal pode ser percebida nos processos comuns do cotidiano, como quando comemos ou higienizamos os dentes.

No momento da refeição, a ausência do contato proximal adequado gera impacção alimentar no espaço interdental quando mastigamos alimentos sólidos, como a carne.

A impacção alimentar é muito comum nesses casos e pode gerar ligeiro incômodo. Além de maior dificuldade na higienização.

Também podemos notar essa ausência no momento da utilização do fio dental. O fio passa sem apresentar dificuldade ou resistência entre um dente e outro.

É importante dizer que tanto a falta de contato entre os dentes, quanto a extensão, podem ser prejudiciais à saúde bucal.

Ele pode gerar problemas inflamatórios nas papilas, tanto pela falta de proteção, como à invasão de seu espaço.

O fio dental deve apresentar apenas leve resistência, desfiar ou rasgar não é considerado o ideal.

Ponto de Contato Proximal Não Adequado

Como já dito anteriormente, muitos podem ser os problemas ocasionados por um contato proximal inadequado. Além da impacção alimentar e a inflamação na papila, as complicações podem se estender a:

  • Gengivite: inflamação na gengiva. Primeiro estágio da doença periodontal.
  • Doenças periodontais: periodontite. Doença infecto-inflamatória caracterizada pela destruição da gengiva.
  • Acúmulo de placa: acúmulo de restos de alimentos e bactérias.
  • Desconforto ao mastigar.
  • Cárie dentária: desmineralização dental causada por bactérias.
  • Mau hálito.

Restauração Dentária e Ponto de Contato

Dentro da Odontologia, a restauração dentária já alcançou resultados de alto nível estético. Esse procedimento, no entanto, exige um cuidado maior. Afinal, devolver um ponto de contato ideal aos dentes pode ser difícil.

Estudos indicam que o uso da resina composta nas restaurações estéticas nem sempre mostram bons resultados. Isso por conta da falta de condensação ideal do material, sua viscosidade e escoamento.

Para alcançar um ponto proximal ideal utilizando a resina composta é necessário considerar o contorno proximal, a localização da área de contato, a justeza de contato e o cavo superficial cervical.

Mesmo com o avanço tecnológico na odontologia, a principal dificuldade observada em restaurações é encontrar o ponto ideal.

Por fim, se você conseguiu identificar a ausência do ponto de contato proximal nos seus dentes, ou percebeu alguma complicação citada nesse artigo, não deixe de consultar seu dentista para uma avaliação. Afinal, apenas um especialista poderá identificar e encontrar a melhor solução para seu caso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.