9 mitos e verdades sobre a saúde bucal: confira!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira os principais mitos e verdades sobre a saúde bucal

Ter um sorriso bonito e saudável é o sonho de muita gente. Por isso, estar atento aos mitos e verdades sobre a saúde bucal é essencial para conseguir manter uma rotina de higiene eficaz.

Durante este artigo, você vai aprender dicas valiosas e entender quais são os principais mitos e verdades sobre a saúde bucal.

Os mitos e verdades sobre a saúde bucal são elementos listados por muita gente. Mas, para você ter certeza do que é mito ou o que é verdade, fizemos este artigo!

Por isso, fique ligado e anote as nossa dicas. Dessa forma você consegue manter os dentes e outros elementos bucais limpinhos. Vamos começar?

Quais são os mitos e verdades sobre a saúde bucal?

Para você entender mais sobre as questões que envolvem a saúde bucal, fizemos uma lista. São 9 mitos e verdades para você conferir!

Devo escovar os dentes logo após a refeição?

Mito. Os profissionais recomendam que a escovação seja realizada depois de 30 minutos da última refeição. Isso porque uma escovação logo após a refeição pode causar desgastes para o dente.

Além disso, durante esses 30 minutos a saliva age para neutralizar o pH do que foi consumido.

Café e refrigerante escurecem os dentes!

Verdade. O corante presente nessas duas bebidas pode causar manchas no esmalte dentário. Isso porque ele é permeável. Com isso, os dentes ficam com uma coloração amarelada ou amarronzada.

Preciso usar muito creme dental na escovação?

Mito. Muito creme dental pode diminuir o atrito entre a escova e os elementos dentários, o que causa a má higienização.

Por isso, utilize apenas uma pequena quantidade de creme dental ou a recomendada pelo seu dentista.

Preciso limpar a língua.

Verdade. A língua é uma região na qual ficam acumulados resíduos e microrganismos. Dessa forma, é ideal que você também faça a limpeza desse órgão.

A higienização pode ser realizada com: escova, limpador de língua e raspador de língua, por exemplo.

O enxaguante substitui a escovação?

Mito. O enxaguante bucal é um recurso utilizado para complementar a higienização depois da escovação e do uso do fio dental.

Isso acontece porque o enxaguante não alcança todas as regiões da cavidade bucal.

Preciso trocar a escova depois de um certo tempo.

Verdade. As escovas se desgastam com o tempo e perdem potência. Por isso, os profissionais indicam que a troca de escovas deve ocorrer a cada 3 meses para garantir a saúde bucal.

Não preciso tomar cuidados na gestação.

Mito. Durante a gestação, a grávida fica com mais chances de desenvolver algumas alterações, como a cárie e doenças periodontais. Por isso, o cuidado com a saúde bucal de gestantes deve ser redobrado.

Devo cuidar dos dentinhos do bebê.

Verdade. Durante os primeiros anos de vida os dentinhos começam a nascer.

Por isso, é importante cuidar deles. A saúde bucal do bebê no começo é pautada na limpeza da gengiva e depois dos dentinhos que vão nascendo.

Consultas odontológicas de 6 em 6 meses são ideais.

Verdade. Os profissionais aconselham que o paciente procure pelo atendimento odontológico de 6 em 6 meses. Com isso, o dentista consegue acompanhar o progresso da manutenção da saúde bucal.

Além disso, ele também realiza limpezas e faz orientações. Importante: caso o paciente esteja no meio de um tratamento, o dentista pode pedir para as consultas serem realizadas de 3 em 3 meses.

Agora é Só Manter a Rotina!

Prestando atenção nos mitos e verdades, você consegue saber como ter uma rotina de higienização ideal.

Além disso, agora que você já sabe sobre os principais mitos e verdades sobre a saúde bucal, marque uma consulta com o dentista de confiança. Dessa forma, você garante o sorriso saudável e bonito.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.