Pacientes cardiopatas exigem cuidados especializados?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Realizar a anamnese completa é essencial no tratamento de pacientes cardiopatas na odontologia

Existem diversos casos de doenças cardiovasculares que muitas vezes necessitam de atenção especial. Portanto, os pacientes cardiopatas precisam de cuidados específicos.

Um trabalho em conjunto de todos os profissionais da saúde é o segredo. Tratar pacientes cardiopatas envolve a necessidade de análise de outros especialistas.

Pacientes cardiopatas são pessoas que possuem algum tipo de doença que acometa o coração.

Existem vários tipos de patologias que classificam esses indivíduos, podendo afetar de formas diferentes e resultar em limitações distintas de uma para o outro.

Importância do Tratamento Odontológico em Pacientes Cardiopatas

É fundamental que o cirurgião-dentista se atente no tratamento de pacientes cardiopatas, principalmente em procedimentos que envolvam anestesias.

Uma vez que a maioria possui vasoconstrutores que podem acelerar o coração.

Além disso, existem muitos casos em que bactérias localizadas na cavidade bucal entram nos tecidos por meio dos instrumentos odontológicos utilizados em certo procedimento.

Nos pacientes com doenças cardiovasculares, essas podem ficar hospedadas diretamente no coração, desenvolvendo assim uma doença conhecida como endocardite infecciosa.

É imprescindível então que o cirurgião-dentista esteja sempre muito atento ao seu paciente e realize como prevenção uma profilaxia antibiótica antes de realizar o procedimento.

Anamnese dos Pacientes Cardiopatas

Independentemente se o procedimento a ser realizado será muito ou pouco complexo, é importante que o profissional da saúde entenda o quão necessário é realizar uma anamnese completa do paciente.

É nesse momento então que normalmente se descobrem os pacientes cardiopatas, principalmente na área da odontologia.

É papel do cirurgião-dentista também tirar todas as dúvidas do paciente que, em alguns casos, não entende a necessidade de tais questionamentos sobre seu histórico de saúde.

O acompanhamento multidisciplinar traz os melhores e mais seguros resultados nesses casos. Uma vez que o cardiologista poderá informar então ao dentista quais medicações e cuidados especiais o paciente precisa.

Quais os Cuidados Odontológicos a Cardiopatas?

São diversos os cuidados odontológicos à cardiopatas que existem.  Por isso, preparamos três dicas básicas, porém importantíssimas, para que você saiba como orientar da melhor forma seus pacientes cardiopatas.

Acompanhe nossa lista completa e seus principais detalhes:

  1. Oriente sobre a higiene bucal – pode parecer algo básico, óbvio e até mesmo repetitivo. Porém, a endocardite infecciosa que já citamos anteriormente neste artigo pode ser causada a partir de uma má escovação, colocando muita força e ocasionando o sangramento das gengivas;
  2. Faça a profilaxia antibiótica – como também já citamos em outro momento, essa é uma etapa fundamental. Além disso, esse é o momento de checar a assepsia do material utilizado; se os remédios que serão receitados não oferecem nenhum efeito colateral que afete o coração;
  3. Conheça os primeiros socorros – o ideal é não deixar que estes sejam necessários, porém, nem sempre mesmo com as medidas preventivas, os acidentes podem ser evitados. Dessa forma, o dentista deverá saber como realizar uma massagem cardíaca, por exemplo.

Tratar pacientes cardiopatas é sempre um desafio. Porém, seguindo todos os processos corretamente e junto às dicas que oferecemos, o sucesso do tratamento é garantido.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!