Anestésico com vasoconstritor e sem vasoconstritor: qual usar?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saber se o paciente pode ou não receber o uso de tal substância evita problemas

Hoje em dia, está cada vez mais comum que os procedimentos envolvem diferentes tipos de anestesias. O anestésico com vasoconstritor é uma dessas variações dessa substância.

Porém, quais são as características, riscos e contraindicações desse anestésico com vasoconstritor? É isso que explicaremos detalhadamente neste artigo!

O anestésico com vasoconstritor é uma substância anestésica com adição de um vasoconstritor.

Ao ser adicionado, passa por um processo de vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos e também do músculo liso que se localiza na parede desses mesmos vasos.

O Que é um Anestésico com Vasoconstritor?

Já explicamos anteriormente neste artigo de forma mais técnica o que é um anestésico local com vasoconstritor, certo? Porém, existem ainda outras informações importantes.

Uma das que valem ressaltar, por exemplo, é o fato de que existem dois grupos diferentes de vasoconstritores. São eles:

  1. Aminas simpatomiméticas
  2. Felipressina

É importante explicarmos que, cada um desses tipos, devido a suas características únicas, apresenta uma diferente quantidade de concentração. O anestésico odontológico com vasoconstritor é muito utilizado.

Dessa forma, quando estão em baixas concentrações são mais seguros para serem usados em pacientes que tenham doenças controladas, como a hipertensão, diabetes, nos cardiopatas, gestantes e crianças.

Principais Características

Nos diversos estudos sobre as anestesias, hoje em dia, na categoria dos agentes vasoconstritores, sua variação mais estudada é a adrenalina. Por mais que existam ainda outros tipos, ele é a de extrema importância, pois:

  1. Constrição dos vasos sanguíneos, diminuição do fluxo sanguíneo no local de
    administração;
  2. Absorção mais lenta, logo níveis de anestésicos mais baixos no sistema
    cardiovascular;
  3. Menor risco de toxicidade local;
  4. Duração de ação mais prolongada, devido ao facto, da uma presença mais prolongada do anestésico na zona de aplicação;
  5. Diminuição do sangramento no local de ação, durante procedimentos cirúrgicos.

Benefícios do Anestésico com Vasoconstritor

Algumas adições fazem total diferença durante um processo cirúrgico. Desse modo, as principais vantagens clínicas que adicionar um vasoconstritor a uma solução anestésica traz são:

  • Compensação da vasodilatação causada pelo sal;
  • Aumento a duração e a qualidade da anestesia;
  • Diminuição dos níveis plasmáticos de anestésico;
  • Diminuição da probabilidade de ocorrerem efeitos sistêmicos adversos e toxicidade;
  • Reduzem a concentração necessária para anestesia adequada;
  • Auxiliam no controle da hemorragia durante procedimentos cirúrgicos.

Ainda que tenha diversos diversos benefícios, é importante que o profissional que estiver manuseando a anestesia conheça suas características e reação, evitando, assim, problemas.

Anestésico com Vasoconstritor X Anestésico sem Vasoconstritor

A principal diferença entre aplicar ou não uma substância vasoconstritora na anestesia, é que, em muitos casos, essa pode apresentar certas contraindicações.

No caso da anestesia local, por exemplo, uma hipertensão não controlada, arritmias, infarto, hipertireoidismo, insuficiência cardíaca e até mesmo um AVC, podem ocorrer.

Dessa forma, são esses os principais fatores que fazem com que essa substância tenha uma contraindicação absoluta em todos os pacientes que apresentem esses casos. Por isso, é importante saber todo o histórico de cada paciente.

Tipos de Anestésico com Vasoconstritor

Assim como qualquer outra substância que é aplicada em pacientes, existem diversas variações que são mais adequadas de acordo com cada caso. Os tipos de vasoconstritor que podem ser encontrados são:

  • Adrenalina
  • Noradrenalina
  • Levonorderfrina
  • Fenilefrina
  • Fellpressina

Cada um desses deve ser utilizado em uma situação específica.

Ainda assim, os presentes na categoria do anestésico com vasoconstritor apresentam uma concentração adequada, com dose máxima indicada e potências diferentes.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!