Hipertensão exige cuidados do dentista durante as consultas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Doença comum entre os brasileiros, a “pressão alta” altera os cuidados do dentista com o paciente

Para manter a saúde bucal é preciso manter a saúde de todo o corpo. Isso porque a maioria das doenças que afetam o corpo acabam afetando, direta ou indiretamente, a saúde da boca. Um exemplo é a hipertensão.

Por isso, nós da Simpatio escrevemos esse artigo para que você entenda o que é hipertensão, causas, tipos e, claro, seu impacto. Assim, vamos começar definindo o que é hipertensão:

Hipertensão é popularmente conhecida como “pressão alta”. A doença é caracterizada pelo aumento dos níveis de pressão arterial constantes ou permanentes. É uma patologia que deve ser acompanhado de perto por um médico cardiologista e exige cuidados do paciente no seu dia a dia.

Causas da Hipertensão

Um paciente hipertenso apresenta resistência ou endurecimento de seus vasos sanguíneos. Esse fator leva ao aumento da pressão arterial, ou seja, a hipertensão.

Na maioria dos casos, a doença é hereditária. No entanto, existem fatores que podem causar o endurecimento dos vasos de qualquer pessoa e causar hipertensão arterial.

Os fatores externos que podem levar a um quadro de pressão alta são:

  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Obesidade;
  • Consumo excessivo de sal;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Alteração dos níveis de colesterol toral e frações e triglicérides;
  • Diabetes melito.

Além disso, fatores como a idade podem interferir no quadro. Quanto mais velho o paciente, maiores as chances de um caso clínico de pressão alta.

Tipos de Hipertensão

A doença pode ser classificada em três tipos diferentes, que se diferenciam pelos efeitos no corpo e no tratamento.

Por exemplo, um paciente com pressão muito alta e com alto risco (ou histórico) de AVC, precisará de um tratamento e acompanhamento muito maior que um paciente sem esses agravantes.

  • Tipo 1: pressão arterial de 130 por 90 (13 por 9) até 160 por 100 (16 por 10);
  • Tipo 2: pressão arterial de 160 por 100 (16 por 10) até 180 por 110 (18 por 11);
  • Tipo 3: pressão arterial acima de 180 por 110 (18 por 11), esses são os casos mais preocupantes.

Hipertensão e Odontologia

Um paciente hipertenso exige certos cuidados e atenção do dentista. Por isso, recomendamos que o profissional sempre pergunte ao paciente sobre seu histórico médico e confirme se ele é hipertenso.

Além disso, como muitos pacientes não sabem se são hipertensos, recomendamos que o dentista afira a pressão do paciente antes de qualquer consulta.

Essa recomendação é ainda mais válida para pacientes acima dos 40 anos e essencial para pacientes acima dos 60 anos. Separamos alguns pontos que o dentista deve ficar atento em casos de pacientes com pressão alta, confira:

  • Se o paciente apresenta pressão arterial acima de 160 por 100 na hora da consulta, opte por uma consulta mais rápida e recomende ao paciente que avise ou procure o cardiologista de confiança. Não se esqueça de anotar a pressão aferida no prontuário do paciente!
  • Se o paciente apresentar pressão arterial acima de 160 por 100, recomendamos que não se realize nenhum procedimento invasivo ou demorado;
  • Se a pressão for igual ou superior a 180 por 110, encaminhe o paciente para atendimento médico e não realize consulta ou procedimentos!

Doenças e problemas bucais comuns em hipertensos

Os pacientes hipertensos costumam apresentar alguns sintomas ou doenças características. Confira as mais comuns:

  • Hiperplasias gengivais;
  • Diminuição do fluxo salivar, a xerostomia.

O cirurgião-dentista também deve se manter atento aos medicamentos utilizados em pacientes com hipertensão. E se você é hipertenso, não deixe de avisar seu dentista!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!