AVC pode ser causado por bactérias da cavidade bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Popularmente conhecido como derrame, o AVC tem relação direta com a saúde bucal

Na maioria das vezes, o AVC pode ser evitado. No entanto, isso depende da velocidade com que o diagnóstico é confirmado e o tratamento é iniciado.

Durante um AVC, cerca de 120 milhões de células cerebrais morrem por hora, que é como se o cérebro envelhecesse em quase 4 anos somente nesse intervalo de tempo.

O AVC, abreviatura de Acidente Vascular Cerebral, acontece quando uma artéria está obstruída, impedindo assim a chegada do sangue em determinada região do cérebro.

Principais causas do AVC

O AVC é a doença que mais mata no Brasil. E a junção de vários descuidos pode causar o derrame.

Entre as principais causas do acidente estão:

  • Pressão alta;
  • Inflamação nos vasos sanguíneos, a partir de doenças como sífilis e tuberculose;
  • Distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia;
  • Ferimentos na cabeça ou no pescoço que danificam vasos sanguíneos na cabeça;
  • Radioterapia para câncer no pescoço ou cérebro;
  • Arritmias cardíacas;
  • Doenças das válvulas cardíacas;
  • Endocardite;
  • Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos);
  • Insuficiência cardíaca;
  • Infarto agudo do miocárdio.

Por isso, pessoas portadoras ou com tendência a doenças como as listadas devem ter atenção e cuidados redobrados, quando falamos de AVC.

Sintomas do AVC

Assim que o vaso sanguíneo se rompe, de imediato os sintomas do AVC começam a aparecer. Eles podem se manifestar em diferentes partes do corpo, de maneira isolada ou combinada, variando caso a caso:

  • No rosto: é comum que um lado da face da pessoa fique torta, com a pálpebra ou canto da boca caído;
  • Na força: começando em um braço ou uma perna, a força da pessoa é comprometida. E isso resulta também em perda de equilíbrio;
  • Na fala: o discurso normalmente fica enrolado, confuso e muitas vezes difícil de compreender, da mesma maneira em que o paciente passa a ter dificuldades no entendimento;
  • Na visão: perda súbita de visão, visão turva e até duplicada se manifestam;
  • Dor de cabeça: o sintoma mais comum do AVC é a dor que começa subitamente, sem motivo aparente.

Saúde bucal X AVC

A proliferação de germes e de bactérias é o que conecta a relação entre AVC e saúde bucal. Por meio da corrente sanguínea, os microrganismos têm acesso a diferentes partes do corpo.

No momento em que as bactérias alcançam o coração pela corrente sanguínea, se instalam em quaisquer áreas lesionadas ou não e causam uma inflamação perigosa.

Essa conexão entre bactérias bucais e AVC pode resultar em doenças como a endocardite, que é uma infecção do revestimento interno do coração, e aterosclerose, levando a um entupimento das artérias.

A bactéria que causa todos esses problemas é a Streptococcus mutans, responsável por desenvolver a cárie dentária, uma lesão estrutural que deteriora os dentes. Ela perfura o esmalte do dente e forma placas dura de coloração escurecida. Dependendo da profundidade, provoca dor e desconforto.

Então, é importante estar sempre com a saúde bucal em dia e frequentar o dentista com frequência, realizando os procedimentos profiláticos a fim de evitar problemas mais graves, como o AVC.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!