Metástase em ossos gnáticos tem ocorrência rara

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Estruturas ósseas são cruciais para a realização de funções vitais para o corpo humano

Todo ser humano precisa de alimentação para se manter vivo. Contudo, os movimentos que necessitamos realizar para triturar e moer alimentos só são possíveis por causa dos ossos gnáticos.

Ainda, outras funções importantes para a sobrevivência humana, como a capacidade de comunicação, estão diretamente ligadas aos ossos gnáticos.

Ossos gnáticos são aqueles que compõem o sistema estomatognático, incluindo os ossos da maxila e da mandíbula.

Além deles, também fazem parte do sistema estomatognático uma série de articulações, músculos, glândulas, nervos, veias e artérias.

Os próprios dentes são estruturas fundamentais para esse sistema que envolve a cabeça e o pescoço.

Função e Características dos Ossos Gnáticos

A maxila é descrita como um osso de base, se mantendo fixo. Ela está localizada na parte frontal do crânio.

Entre as suas funções está o suporte aos elementos da arcada dentária superior.

Já a mandíbula é um osso móvel que está localizado na parte inferior da cabeça. Entre as suas funções está o suporte aos elementos da arcada dentária inferior.

Em geral, esses ossos atuam juntos na realização das funções comuns da cavidade oral, como a mastigação, a deglutição e a fala.

Isso porque ambas as estruturas se relacionam graças à articulação temporomandibular.

A articulação temporomandibular, também conhecida como ATM, é encarregada de realizar diversos movimentos do osso da mandíbula.

Portanto, quando algum problema atrapalha o bom funcionamento dessa articulação, é comum que a pessoa sinta dificuldades em abrir e fechar a boca.

Outros sintomas da chamada DTM (disfunção temporomandibular) são fortes dores de cabeça, sensação de pressão atrás dos olhos e deslocamento da mandíbula.

Além disso, dores nos ouvidos e sensação de flacidez nos músculos da mandíbula também podem estar relacionados com problemas na ATM.

Para o tratamento dessa condição, o paciente pode precisar do esforço de uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos e médicos dentistas.

Uma DTM pode ter diversas causas que serão descobertas apenas depois da realização de análises e exames.

Essas causas podem estar relacionadas à traumas ou pancadas, mas também podem ter fundo psicológico. Sendo o estresse, a tensão e a ansiedade alguns dos fatores de risco.

Metástase dos Ossos Gnáticos

Uma condição rara, mas que pode acontecer é a metástase dos ossos gnáticos.

Metástase é o processo no qual se forma uma lesão tumoral a partir de outra lesão que afetou o organismo.

Em geral, a metástase na mandíbula é a mais comum e acontece a partir de lesões neoplásicas primitivas.

Alguns exemplos dessas lesões são os tumores da mama, dos rins, da próstata e da glândula tiroide.

O osso gnático mais atingido pelo processo de metástase é a mandíbula, sendo que a metástase de ossos gnáticos que afeta o osso da maxila é significativamente mais rara.

Em alguns casos, o processo de metástase não acarreta sintomas para o paciente. Dessa maneira, seu diagnóstico só é possível após a realização de um exame radiográfico.

O grupo que mais corre risco sofrer com a metástase em ossos gnáticos são mulheres de idade mais avançada.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.