A marca Oral-B, uma das líderes do segmento de escovas dentais em todo o mundo, nasceu no ano de 1950, pelas mãos do dentista californiano Dr. Robert W. Hutson.
Famosa pelo slogan “The Brand More Dentist Use” (A marca que os dentistas mais usam), a marca Oral-B surgiu dando nome á uma escova revolucionária da sua época, uma escova de dentes que possuía 2500 cerdas.
A Oral-B é uma marca de produtos de higiene bucal pertencente, desde 2005, ao grupo P&G (Procter & Gamble). É também uma das marcas mais fortes atuando no Brasil atualmente, ocupando a 12ª posição no ranking de poder de influência de marcas no mercado e nos consumidores, realizado pela Kantar Ibope em 2019.
História da Oral-B
A história da Oral-B começa com um jovem dentista californiano, também um dos maiores especialistas americanos em prevenção de doenças bucais, que estava insatisfeito com as escovas disponíveis no mercado da época.
Tais escovas costumavam ter má qualidade e cerdas rígidas, o que prejudicava o tecido gengival e era motivo de reclamação de seus pacientes.
Foi no ano de 1950 que o dentista Dr. Robert W. Hutson revolucionou o mercado das escovas de dentes com uma criação própria, uma inovadora escovas de dentes de 2.500 cerdas de náilon macio e pontas arredondadas.
A escova do Dr. Hutson recebeu, então, o nome da marca que tornou-se referência no mercado: Oral-B. O nome veio da abreviação das palavras da língua inglesa “Oral Brush“, sendo “Oral” a boca e “Brush” a escova.
A distribuição da escova era feita entre os pacientes do Dr. Hutson, mas logo a fama da escova “Oral-B 60” se espalhou até o outro lado da costa americana. Dez anos após sua invenção, a escova já havia atingido 5 milhões de vendas.
Em 1969, a marca teve suas primeiras propagandas impressas, e diversas variações da escova de dentes foram lançadas pela marca. Foi nesta mesma época que o astronauta Neil Armstrong, pouco antes de sua famosa caminhada na lua, usou uma escova Oral-B Classic, desencadeando uma enorme visibilidade à marca.
Empresas que assumiram a marca ao longo dos anos
Empresa Farmacêutica Cooper
No entanto, foi no ano de 1971 que a Oral-B realmente teve um acelerado crescimento. Isso se deu pela compra da marca pela empresa farmacêutica Cooper. A empresa investiu ativamente no marketing da marca, proporcionando uma enorme expansão da Oral-B em vários locais do mundo.
Nesse período, a marca alcançou o status da marca número 1 do mundo no segmento de escovas de dentes, sendo introduzida no mercado brasileiro por volta de 1978.
The Gillete Company
Novamente, em 1984, a marca foi vendida e adquirida pela The Gillete Company. Foi após a Gillete assumir a Oral-B que a marca criou as famosas e patenteadas cerdas Indicator (cerdas que indicam o momento de necessidade de troca da escova de dentes).
Quatro anos depois também veio seu famoso slogan “The Brand More Dentist Use” (A marca que os dentistas mais usam).
Procter & Gamble
Finalmente, em 2005, quando a gigante americana Procter & Gamble comprou a Gillete, a Oral-B foi legitimada pelo grupo P&G como sua marca.
Contudo, a partir da compra da P&G, a marca passou a se reinventar, deixando de ser apenas sinônimo de escova de dente e antissépticos bucais. Isso se deu em 2009, quando foi lançada a pasta de dente “Oral-B Pro-Saúde” no mercado brasileiro.
Então, partir daí a marca reuniu mais 25 patentes de invenções de cremes dentais, E não parou por aí, a Oral-B continuou inovando, evoluindo até na fabricação de escovas de dente, com as escovas dentais elétricas.
Produtos Oral-B
Hoje, a Oral-B possui o mais diversificado leque de produtos no mercado desde seu nascimento. Entretanto, seu principal produto é a escova de dentes. Os produtos oferecidos pela marca incluem:
- Escova de dentes elétrica;
- Escova de dentes manual;
- Cremes dentais;
- Antissépticos bucais;
- Fios dentais;
- Adesivos dentais.
Confira alguns dos produtos que já passaram pela história da marca e alguns dos que estão no mercado hoje:
Escovas
- Escova dental Right Angle (1981);
- Escova dental Star Wars (1984);
- Ultra Plus (1987);
- Plaque Remover (1991);
- Indicator (1991);
- Advantage (1993);
- D7 (1994): Escova elétrica;
- Advantage Control Grip (1996);
- CrossAction (1998);
- SatinFloss (1998);
- Kids Power (2000): escova elétrica;
- Stages (2001);
- CrossAction Power (2003);
- CrossAction Vitalizer (2003);
- Artica (2004);
- Pulsar (2005);
- Advantage Plus (2005);
- Sensitive Advantage (2006);
- Triumph with SmartGuide (2007);
- Pro-Health For Me (2010): escova manual e elétrica;
- 3D White (2010)
- Professional Care 5000: escova elétrica
- Genius (2016);
- Pro 500 (2019): escova elétrica;
- Pro 3000 (2019): escova elétrica;
- 5000 (2019): escova elétrica;
- 6000 (2019): escova elétrica;
- 7000 (2019): escova elétrica;
- 3D White Radiant (2019);
- Complete Deep Clean (2019);
- Charcoal Whitening Therapy (2019);
- Por-Health Vitalizer Advanced with Bristle Protection Technology (2019);
- 3D White Luxe Pulsar (2019).
Fio Dental
- UltraFloss;
- Pro-Health For Me (2010);
- Glide Pro-Health Deep Clean Floss Picks, Clean Mint (2019);
- Glide 3D White Floss Picks (2019);
- Pro-Health Clinical Protection Floss Picks (2019);
- Pro-Health Advanced Floss (2019);
- Deep Clean Mint Floss (2019);
- Comfort Plus Mint Floss (2019).
Antissépticos bucais
- Oral-B 3D White (2019);
- Oral-B Pro-Health (2019);
- Complete (2019);
- Pro-Health Night (2019).
Cremes dentais
- Oral-B Pro-Health For Me (2010);
- Oral-B 3D White (2010);
- Pro-Expert (2011);
- Pro-Saúde Clinical Protection Sensitive (2012);
- Gum & Enamel Repair (2017).
Fitas com Gel Branqueador
- Oral-B 3D Whit: 3D Whitestrips (2010)
Além de oferecer produtos paras diversas faixas etárias, a P&G, juntamente com a Oral-B, compromete-se com a qualidade de seus produtos.
Da mesma forma, a marca garante trabalhar com ingredientes de alta qualidade e que estão de acordo com as normas de segurança e governo.
Além disso, certifica a segurança e a qualidade dos seus produtos para as pessoas e para o meio-ambiente.
Representatividade da marca no Brasil e no mundo
Apesar de não ser uma marca brasileira, a Oral-B conquistou espaço e credibilidade no mercado brasileiro.
Em 2019, a Kantar Ibope Brasil, empresa de dados e insights de pesquisas, divulgou informações que indicam a representatividade da Oral-B no Brasil.
A Oral-B posicionou-se no ranking das marcas que possuem as mais fortes atuações no país, ou seja, confirmou seu poder de influencia para o mercado e para os consumidores. A marca ficou em 12º lugar entre as 20 do ranking.
Também em 2019, a Kantar Ibope Brasil fez um levantamento das 20 marcas mais inovadoras do país. Isto é, as marcas que inovam não apenas em seus produtos, mas na forma que se comunica com seu público.
Nesse ranking, a Oral-B ocupou o 15º lugar, mostrando o quanto a marca é significativa e possui confiabilidade e espaço no mercado e na mente dos brasileiros.
De mesmo modo, a nível mundial, a Oral-B é líder no segmento de escovas dentais. Seus produtos são vendidos em mais de 75 países.
Serviços da marca
Além de oferecer inúmeros produtos de higiene bucal das mais variadas linhas, a Oral-B ainda oferece serviço de informação ao cliente. Seu site conta com diversos artigos de saúde bucal.
Seus artigos abordam temas como branqueamento, sustentabilidade, cáries, cuidado bucal, cuidado bucal infantil, gengivite, mau hálito, ortodontia, etc.
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